Blog fellyph cintra - O que muda na plataforma wordpress com o novo editor de blocos 1

Finalmente Gutenberg

No começo de dezembro de 2018 foi lançada a versão 5.0 do WordPress, posso falar de longe essa foi a versão mais controversa que eu já vi durante esses 10 anos que acompanho a plataforma. O ponto em questão foi o editor Gutenberg um update que muda toda a forma de se trabalhar com conteúdo dentro do WordPress. 

O que são blocos Gutenberg?

Os blocos Gutenberg são os blocos do editor usados para criar layouts de conteúdo no novo editor de blocos do WordPress. Introduzido no WordPress 5.0, o editor Gutenberg é um editor totalmente baseado numa estrutura de componentes(blocos). Hoje os blocos Gutenberg podem ser utilizados em qualquer parte do site com a edição completa de site.

O que muda com o Gutenberg?

A nova forma de gerenciamento de conteúdo, vem com grandes mudanças devido à necessidade simples: evolução da plataforma, esse trabalho vem sendo realizado durante 2 anos, diversos testes e updates foram feitos.

Apresentação do novo editor de blocos Gutenberg
Apresentação do novo editor de blocos Gutenberg

O projeto já venho acompanhando desde 2017, mas fiquei curioso para ver como seria a aceitação no twitter muitas e o resultado foi muitas pessoas reclamaram sobre o novo update.

Um resumo do que eu vi durante essa semana foi:

1 – “comunidade” não foi ouvida

Muitas das reclamações no twitter foram que o update foi feito sem eles ouvirem a comunidade, se você está mesmo engajado na comunidade, você deve ter ouvido falar do projeto Gutenberg a dois anos atrás.

No último WordCamp US um dos temas-chave foi o Gutenberg, chats sobre updates eram realizados. A resposta sim, a comunidade foi ouvida. Muitas pessoas não sabem onde participar, isso é normal, outras só lembram do fórum quando a coisa da ruim. Mas caso você queira participar: Meetups, WordCamps, Slack, forum são as formas oficiais de participar da comunidade. Twitter e Facebook não são canais oficiais, mas como o Matt Mullenweg falou no último WordCamp US comentários relevantes foram lidos nessas plataformas.

2 – Voce não é a maioria

Muito complicado quando entramos numa bolha pensamos que todo o mundo está no mesmo nível técnico que nós. Nos primeiros minutos da apresentação do Matt Mullenweg mostrou testes com usuários tentando colocar uma imagem ao lado de um texto, pode ser uma simples tarefa para você que sabe HTML e WP. Mas os testes mostram quão complexo é para um simples usuário e isso corresponde a +90% da internet. As principais mudanças do Gutenberg focam nesse grupo que mantem a plataforma.

3 – Acomodação

Os conceitos de blocos é algo que afeta diretamente o ecossistema, está visível para todos os usuários diferentes de uma REST API que funciona por trás das cortinas, um cliente normalmente não vai pedir uma REST API.

Gutenberg estará lá para o usuário final será comum, clientes começarem a pedir blocos customizados. Aprender Gutenberg será algo relevante, mas a palavra aprender pode ser motivante para alguns devs e extremamente frustrante para outros.

Uma pequena parte desse grupo que não gosta de atualizações, simplesmente lutam contra e fazem bastante barulho parecendo um grupo ainda maior. Dois anos atrás Matt veio na apresentação e disse estudem JavaScript e hoje o Gutenberg está aí com uma série de novas tecnologias que precisamos dominar.

Dois pontos-chave React e JavaScript e outras secundárias como EcmaScript 6, babel e Webpack. Já estão aparecendo soluções para simplificar a nossa vida, mas considero extremamente importante você ter uma base nessas tecnologias.

4 – Uma estrela não é contribuição

Uma chuva de avaliações negativas no Gutenberg plugin, mas esse plugin foi disponibilizado para teste, essa era ideia os usuários testarem identificarem problemas. Era esperado que o plugin apresentasse algum erro, o usuário reportava problemas para ser corrigida. Marcar com uma estrela o plugin sem nenhum feedback não ajuda a plataforma. 

5 – Está tudo bem, você pode usar o editor clássico

O Gutenberg está ai, mas você não é obrigado a utilizar, o desespero de muitos usuário poderia se resolvido com um simples clique para instalar o editor clássico novamente. O editor clássico não morreu vai estar disponível por mais dois anos.

Gutenberg não está 100% tem muito para evoluir, esse update é um shift que revolucionará a plataforma, muita coisa ainda não está clara até o Matt Mullenweg, mencionou na sua palestra no WordCamp US.

No decorrer do ano muita, coisa será definida, não por ele, mas pela comunidade, como será feita a adoção, como os usuários irão reagir às mudanças.

A fase, dois do Gutenberg já foi definido: https://make.wordpress.org/core/2018/10/05/gutenberg-phase-2-leads/

Caso queira acompanhar os updates do Gutenberg só manter o plugin instalado, as novas features serão criadas na versão do editor como plugin: https://wordpress.org/plugins/gutenberg/

Caso queira desenvolver blocos Gutenberg o tutorial que eu preparei no blog parte 1 e parte 2.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *