Webmaster Não !!!

Muitas empresas por falta de informação ou verba, quando tem necessidade de desenvolver um solução web interna, pensa: Precisamos de um webmaster!!! Webmaster é “aquele carinha da internet” que resolver todos os problemas relacionados sites, sistemas web e design. Segundo o wikipédia : O Webmaster é um profissional capaz de realizar tarefas tanto de um webdesigner (elaboração do projeto estético e funcional de um web site) quanto de um WebDeveloper ( que faz a parte da programação, como sistemas de login, cadastro, área administrativa ).


Podem existir claro pessoas com esse perfil de resolver design+programação+conteúdo de pequenas ou médias soluções como um tipo de clínico geral, mas claro que um hospital não funciona apenas com clínicos gerais em seu quadro de funcionários. Precisa de profissionais especializados em áreas específicas, assim como medicina, direito, administração entre outras áreas houve um amadurecimento das profissões e suas especializações de cargos.

Os profissionais de TI, por ser uma área bastante nova nos últimos 10 anos vem passando por essa fase de forma mais intensa. Antes quando cursava minha faculdade de sistema de informação em 2002, sempre vinha alguém perguntar se eu formatava computador, claro que sabia, mas não fazia sistema de informação para formatar computadores. Nessa época para leigos o profissional de TI era o “cara que sabia mexer em computador”.

Mas nesse tempo já existiam divisões como, profissional especializado em redes , banco de dados, desenvolvimento(web ou desktop) e engenheiro de software. Depois os profissionais especializados em web sub-dividiram em duas webmaster (mais voltado para desenvolvimento) e webdesigner(mais voltado para o designer). Há uns 4 anos atrás para algumas empresas era um problema contratar um profissional e definir qual a real necessidade da empresa um webmaster ou webdesigner, lembro que muitas vezes o perfil desejado sempre se misturava, para os dois cargos tinha as mesmas exigências com “aquele anúncio”.

Precisamos de profissional que saíba:

  • PHP
  • ASP
  • Photoshop
  • HTML
  • CSS
  • JavaScript
  • Flash
  • Illustrator
  • Corel
  • Fireworks

Isso mesmo que a galera exigia, eu nunca arriscava me candidatar a uma vaga dessa, quando ia pra entrevista sempre falava “cara eu trabalho com web, mas minha especialidade é Flash”. Sempre com uma conversa dava pra entender o perfil de cada um.

Com o tempo cada profissional dentro da empresa cuidava de uma área específica de acordo com a facilidade de abordar um determinado problema. E com o aumento da complexidade dos projetos web, os projetos começaram a ser dividos em 5 partes:

Arquitetura – Planejamento das interações e organização da aplicação onde é pensado no esqueleto da aplicação.
Design Visual – Onde é elaborado o visual da aplicação.
Back-end – Armazenamento dos dados da aplicação
Front-end – Camada que cria a interação com o usuário.
Conteúdo – Texto e comunicação da aplicação

Então imagine uma época onde se pensava que um único profissional resolvia tudo isso e o pior que hoje ainda existem empresas que pensa assim. Acompanho alguns perfis(@trampos e @tramposTI) no twitter que anunciam vagas e sempre aparece aquela vaga “webmaster”. Se você é dono de uma empresa e tem um profissional que resolve todas essas partes com êxito, então trate de dar um aumento e não fale para ninguém que esse cara trabalha na sua empresa. Mas se você quer contratar um profissional de web e não sabe onde começar existem alguns perfis básicos :

Arquiteto de informação – Como o nome sugere cuida da arquitetura da sua solução, definir a estrutura das informações de seu site.

Gerente de produto – Define o que o produto deve fazer e para quem destina. Muitas empresas ele é chamado de planejamento.

Gerente de projeto – Coordena todas as partes da produção e é responsável por assegurar que o projeto corra no prazo, organizando reuniões e garantido todo o material necessário para equipe de produção.

Desenvolvedor Back-end – A grosso modo pessoa que escreve o código que fica no servidor e faz a estrutura dos dados. Faz a aplicação gravar e administrar os dados no servidor.

Desenvolvedor Front-end – Cuida da parte de interação com o usuário, cuidado da camada de apresentação. Trabalhar com HTML, CSS e JavaScript(não é Java).

Desenvolvedor RIA(Rich Iternet Aplication) – Cuida também da camada de apresentação mas tem foco em Flash, Flex, Silverlight e agora Canvas.

Designer visual – Grosso modo novamente garante que o produto fique bonito, profissional responsável pela tipografia, cores e layout do site.

Editorial – Pessoa responsável pelo conteúdo do site.

Gerente de Negócios – Este é responsável financeiramente o pelo site, em agências menores essa função é assumida pelo proprio chefe, mas claro dependendo do contexto da aplicação.

Claro que em empresas maiores podem existir outros profissionais para cargos específicos com uma granulação maior. Uma boa organização de cargos na empresa ajuda no resultado final na produção de um produto, cargos bem definidos isso torna até mais fácil na hora de cobrar resultados, muitas vezes o acúmulo de cargos em um único profissional pode comprometer seu desempenho.

O poeta falou: É melhor fazer uma coisa bem feita do que 10 pela metade.

6 respostas para “Webmaster Não !!!”

  1. Ae felipe, parabens pelo post, adorei o tema, e na boa precisamos divulgar esse o post o maximo possivel!! abraços cara!

  2. Aew man, muito bom o post, também em alguns momentos atuei como webmaster, porém por questões de necessidades, mas só nunca fiz a parte do designer graças a Deus, senão me queimaria no mercado…hehehe

    Muitos me vêem como o faz tudo de computador, mas sempre administrei isso, assim como vc nas questões de formatar pcs, normalmente isso só faço na minha mesmo, mas sempre sou solicitado de criar interfaces de comunicação com o usuário, tive momentos de achar que daria p fazer, mas ao fazer sempre sai porcarias, entendendo assim q meu perfil não dá pra isso e tbm q p criar isso não se precisa unicamente saber mecher em ferramentas de design, mas tbm saber diversos conceitos do assunto…

    post muito bom…flws cara…abs

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.