Blog fellyph cintra - react js

Componentes Stateless vs Stateful

Continuando a série sobre ReactJS. Vamos falar sobre um dos princípios básicos sobre estado(state) comparando componentes stateless vs. compoenentes stateful. Os dois últimos posts, por exemplo, criamos componentes estáticos(ou stateless), mas atualmente boa parte das aplicações precisam ter alguma categoria de interação com o usuário.

Componentes Stateless vs. Componentes statefull
Componentes Stateless vs. Componentes statefull

As informações precisam ser alteradas em tempo real. Uma das bases do React é um conceito de estado, cada componente utilizado tem um estado próprio quando estado muda o React reconstrói a UI sem o dev fazer nenhuma requisição para alterar o DOM.

Tudo que precisamos fazer é especificar onde os dados terão o estado “alterável”. Para isso utilizamos uma função this.setState() para manter os dados atualizados. Quando ele é chamando, qualquer informação alterada no componente ele chama o método render() para atualizar a tela.

Criando o primeiro componente Stateful

Até o momento temos apenas componentes Stateless, precisamos transformá-lo num comoponente Stateful. Vamos dar uma olhada neste exemplo:

var TextAreaCounter = React.createClass({
  propTypes: {
    text: React.PropTypes.string
  },
  render: function() {
    return React.DOM.div(null,
      React.DOM.textarea({
        defaultValue: this.props.text
      }),
      React.DOM.h3(null, this.props.text.length)
    );
  }
});

ReactDOM.render(
  React.createElement(TextAreaCounter, {text:"bob"}), document.getElementById('state')
);

No exemplo acima, o nosso componente possuí uma textarea e um título que mostra o tamanho do nosso texto e ele ainda está stateless. Ele precisa do método ReactDOM.render, para atualizar as informações quando o usuário edita o valor da caixa de texto. Para isso precisamos manter os dados(estado) e saber quando eles serão alterados, vamos ver o exemplo atualizado:

var TextAreaCounter = React.createClass({
  propTypes: {
    text: React.PropTypes.string
  },

  getInitialState: function() {
    return {
      text: this.props.text,
    };
  },

  _textChange: function(ev) {
    this.setState({
      text: ev.target.value
    })
  },

  render: function() {
    return React.DOM.div(null,
      React.DOM.textarea({
        value: this.state.text,
        onChange: this._textChange
      }),
      React.DOM.h3(null, this.state.text.length)
    );
  }
});

ReactDOM.render(
  React.createElement(TextAreaCounter, {text:"bob"}), document.getElementById('state')
);

Trabalhando com getInitialState()

Primeiro passo é chamar o método getInitialState() ele é responsável por salvar o estado inicial do elemento, após adicionarmos o método getInitialState precisamos definir as ações que iremos tomar quando o nosso componente sofre alguma alteração no seu estado, nesse caso adicionamos uma função “_textChange” ela simplesmente atualizar o estado do elemento com setState, quando ele for alterado.

No último bloco do nosso componente, dois pontos importantes, agora no value do nosso textarea e do nosso h3 não acessamos os props do nosso componente e sim o estado React.DOM.textarea({ value: this.state.text, ... e React.DOM.h3(null, this.state.text.length) outro ponto importante, adicionamos um evento onChange para disparar a método _textChange.

Agora quando alteramos o nosso componente ele atualiza os dados. Então o objetivo é fazer posts curtos com mais frequência, todos os tutoriais de react estão no meu git: https://github.com/fellyph/react-tutorial


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *