header-post

Lançamos o desafio no início desse mês o Built for BlackBerry Brazil Challenge 2013, com uma premiação total de R$ 25.000,00. Divididas em 4 grupos, AIR , Cascades, HTML5 e o Dev Group com maior números de apps. Para quem não conhece o Built for BlackBerry é uma selo da BlackBerry que certifica que sua aplicação segue os padrões de qualidade da empresa. Além do desafio que é um bom incentivo, os números mostram que as aplicações Built for BlackBerry tem um acréscimo de até 300% em seus downloads. Isso é possível com os benefícios fornecidos pela BlackBerry, destaque nas mídias sociais, media digital, e-mail marketing e destaque na loja.

Ótima notícia!

Mas o que classifica uma aplicação como “Built for BlackBerry“? Nesse post vou listar os pontos necessários para eleger sua aplicação como “Built for BlackBerry”. Aplicativos de produtividade, lifestyle apps, games, independente de sua categoria podem ser submetidos. Uma das condições básicas que seu aplicativo precisa, é ser escrito em uma das três opções: Adobe AIR, SDK Nativo ou WebWorks. Aplicativos Android, web launchers ou aplicativos simples como leitores de Feed RSS, não são elegíveis para o programa.

Critérios

Inicialmente o aplicativo necessita estar aprovado na loja da BlackBerry World e os pontos analisados serão:

  • Benefícios ao usuário
  • Experiência do usuário(UX)
  • Performance
  • Segurança
  • Integração de serviços

Benefícios ao usuário

– Proporcionar entretenimento, esse ponto não se limita apenas aos jogos.
– A aplicação deve aumentar a produtividade dos usuários de forma sutil.
– Facilitador da comunicação do usuário, o aplicativo deve fornecer recursos para compartilhar seu conteúdo facilmente. Esse ponto não é obrigatório em jogos.
– Esteticamente agrável

Experiência do usuário(UX)

Experiência do usuário é um ponto fundamental para o sucesso de sua aplicação. O programa lista os seguintes pontos referente a experiência do usuário:

– Siga as diretrizes de User interface(UI) do BlackBerry 10, se ainda não conhece você pode conferir aqui: https://developer.blackberry.com/design/bb10/
– Utilizar o framework do BlackBerry 10 com cascades, não garante que você esta respeitando as guia de UI
– Adicione ajuda e dicas ao longo de sua app para guiar o usuário utilizar sua aplicação
– Utilize uma estética agradável, gráficos com boa qualidade.
– Faça bom uso da tela, concentrando-se no conteúdo.

Navegação da aplicação
A UI de sua aplicação deve tornar fácil para o usuário realizar as principais tarefas.

– Coloque as ações mais importantes e freqüentes em um local de fácil acesso, utilizando “Action bar” e “Tab Menu”
– Mantenha a ações menos freqüentes e ações muito específicas no Action Menu.
– Utilize o recurso de touch-and-hold para ativar o menu de contexto para acesso direto a opções específicas ao conteúdo selecionado.
– Utilize o Application Menu para ações globais na aplicação, exemplo, help, configurações ou logoff(exceto para games).
– Crie controles personalizados para funções específicas de sua aplicação, claro seguindo a experiência do BlackBerry 10, exemplo:
Custom_Good
– Crie atalhos para funcionalidades para uma interação mais fluida, utilizando comandos de teclado.
– Economize espaço, evite duplicação de ações ou menus.

Progress Feedback
Os usuários devem perceber o andamento das atividades de sua aplicação, dê o feedback quando sua aplicação estiver processando algo, não forneça uma tela totalmente preta sem nenhuma resposta. Os indicadores de progresso são sempre uma ótima opção, mas otimize seu código ao máximo para reduzir a presença deles e só utilizar quando necessário.

Performance

Desempenho de sua aplicação é crucial para uma boa experiência do seu usuário, para receber a certificação seu app passará por uma série de teste sobre performance.

– Sua aplicação deve gerenciar o uso de CPU de forma inteligente. Se o seu aplicativo faz alto uso da CPU do device isso irá impactar no alto consumo de sua bateria.
– Teste de desempenho de memória, irão verificar em seu app se ele está com vazamento de memória.
– Testes de redes, sua aplicação deve fazer um acesso a dados externos de forma otimizada, para evitar altos custos de dados para os usuários.
– Tratamento para execução em background, ponto importante para gerir o acesso aos recursos do dispositivo. Somente aplicativos das categorias citadas a seguir podem fazer uso de recursos rodando em segundo plano:

  • Streaming de áudio
  • Reprodução de áudio local
  • Conexões que exigem acessos periódicos para manter o serviço ativo
  • Acesso periódicos a determinado conteúdo que demanda a necessidade de estar sempre atualizado.
  • Serviços de gravação
  • Comunicação com GPS
  • Comunicação com DLNA e HDMI
  • Comunicação via USB
  • Monitoramento de conexão ou periférico
  • Tarefas de longa duração, exemplo, editores de vídeo, downloads ou descompactadores
  • Conexões de curto alcance(Bluetooth, Wi-Fi, NFC)

Integração com os serviços do BlackBerry 10

Para qualificar seu app no programa Built for BlackBerry, ele precisa conter pelo menos uma integração com os serviços do BlackBerry 10, são eles:

Serviço de pagamento, a plataforma BlackBerry 10 fornece este recurso para aumentar os lucros de seu aplicativo, onde é possível implementar um sistema de cobrança compatível com o seu app, exemplo, uma assinatura anual para conteúdo especial, pacote de serviços extras, versão premium de seu app sem publicidade.

Plataforma Social BBM, os possibilidades de integração com o BBM são inúmeras, com a API é possível, acessar contatos, perfis de usuários, bate-papo e compartilhamento de arquivos.

Serviço de publicidade, este serviço da BlackBerry é uma ótima forma de obter receita para a sua aplicação.

Serviço de Analytics, é fornecido gratuitamente pela Webtrends é uma ótima ferramenta de analise para melhoria do seu app.

Locate Service, ajuda a fornecer aos clientes a capacidade de informações sobre a sua localização, mesmo com a ausência de GPS, ótimo recurso que consome menos bateria comparado ao GPS.

Serviços de mapa, orientar o usuário sobre os seus arredores, destacar pontos de interesse.

Push notification, oferece uma maneira eficiente e confiável de enviar notificações ao usuário. Também permite a sua aplicação processar alertas em segundo plano. Cuidado na utilização desse recurso para não aborrecer o usuário.

Invocation Framework, permite que sua aplicação invoque outra aplicação para agilizar uma tarefa específica, exemplo, chamar o browser para abrir um site web ou facebook para compartilhar um conteúdo específico.

NFC, é elemento chave para comunicação entre outras plataformas que suportam a tecnologia, permite a troca de dados através de uma aproximação dos aparelhos.

Segurança

Questões de segurança são simples e diretas, Não prejudique o cliente. São listados 4 pontos:
1 – Não transmita as senhas em texto puro.
2 – Não faça transações monetárias desconhecidas.
3 – Não utilizar os dados de seu usuário de forma maliciosa.
4 – Fornecer uma política de privacidade.

Idiomas

Infelizmente o Português não está elegível para o Built for BlackBerry, caso queria submeter sua aplicação para o programa ela deve conter um dos idiomas abaixo:

  • Inglês
  • Francês
  • Italiano
  • Alemão
  • Espanhol

*No caso de um app em português ela precisa ter duas versões uma em inglês e outra em português.

Games

Alguns pontos listados acima não são obrigatório para games, por passar uma avaliação mais subjetiva, além disso precisa atender os seguintes critérios:

Game Engine, seu game der ser desenvolvido do forma nativa ou utilizar uma engine como, Gameplay, Unity, marmalade, Shiva ou Cocos2d-x. No caso de utilização de uma egine proprietária, mais testes para avaliação de qualidade serão realizados.

Análise por avaliação na loja, seu aplicativo precisa ter pelo menos de 4 a 5 estrelas em sua avaliação na BlackBerry World.

Fechamos aqui todos os pontos analizados para o desenvolvedor submeter sua aplicação para o programa Built for BlackBerry. O manager Alexandre Cisneiros já tinha feito um post anteriormente sobre o Built for BlackBerry sobre um projeto modelo que foi adicionado o github da blackberry:

http://localhost/blackberrydeveloper/categorias/html5/quer-criar-apps-built-for-blackberry-com-html5-comece-por-aqui/

No youtube oficial da BlackBerry temos alguns vídeos do JAM America sobre integração de serviços :

Temos o vídeo da palestra do Demian sobre questões de UI/UX para o programa:

Esse vídeo dá dicas para ter seu app aprovado no programa:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *