Blog fellyph cintra - como traduzir o WordPress jpg

Como Traduzir o WordPress para pt_BR

Este tutorial é simples e vai para aquelas pessoas que gostariam de traduzir o WordPress da versão inglês para Português. Claro tem a versão já em pt_BR pode instalar direto, mas por algum motivo você tem a versão em inglês, calma não precisa reinstalar tudo, apenas adicionar o arquivo de tradução e configurar o WordPress, então vamos lá.

Como traduzir o WordPress via painel de administração

Nas últimas versões do WordPress é possível mudar o idioma do WordPress, para isso precisamos acessar o painel de administração do WordPress.

  1. No painel de administração vá em configurações e selecione a opção Geral.
  2. Defina o idioma como português do Brasil
Como traduzir o WordPress via painel
Como traduzir o WordPress via painel

Uma vez que você traduzir o WordPress, em segundo plano o WordPress passará a baixar as strings com a tradução para português do Brasil, esse processo poderá tomar alguns segundos.

Tradução de Plugins e Temas

Quando mudamos o idioma do nosso WordPress existem várias peças que possuem a tradução independente do painel do WordPress. Isso porque cada plugin e tema tem o seu próprio repositório de traduções.

Repositório de traduções como traduzir o WordPress, temas e plugins
Repositório de traduções como traduzir o WordPress, temas e plugins

Caso o seu tema ou plugin não esteja traduzido, vale a pena conferir se o plugin ou tem as suas strings traduzidas.

Como traduzir plugins e temas?

Quando se trata de traduzir um site WordPress, existem diversas abordagens que podem ser tomadas. Alguns plugins e temas são totalmente compatíveis com a tradução, isso mesmo o plugin ou tema deve implementar as melhores práticas de internacionalização para permitir a sua tradução de forma rápida.

Existem dois principais métodos que podem ser usados para traduzir um tema ou plugin WordPress: o primeiro é usar a plataforma de tradução e o segunda forma é fazer a tradução manualmente. A tradução via platforma de tradução é a recomendada, lá você irá traduzir o plugin ou tema para toda plataforma WordPress.

plataforma global para traduzir o WordPress
Plataforma global para traduzir o WordPress

Um ponto sobre a tradução via plataforma global as strings que você enviar irão precisar de uma revisão antes de fazerem parte do repositório. Depois iremos entrar em detalhes sobre esse processo.

Caso queria fazer a tradução manualmente, a suas traduções serão vistas no momento e que voz cria, mas o processo tem o seu grande ponto negativo que é o fato de ficar associado a versão do plugin e tema. Ou seja, caso atualize o plugin ou tema, as traduções serão perdidas.

Neste caso, para evitar dor de cabeça, o recomendado é traduzir via plataforma. Outra vantagem de trabalhar com a plataforma de tradução é a funcionalidade de sugestões de palavras.

Como podemos ver a Plataforma reconhece traduções anteriores da palavra a traduzir.
Como podemos ver a Plataforma reconhece traduções anteriores

Traduzir o WordPress manualmente.

Primeiro você precisa baixar o arquivo de tradução com a extensão .mo e no link a seguir você tem informações sobre as traduções:

http://codex.wordpress.org/WordPress_in_Your_Language

Uma lista pouco extensa procure por pt_BR ou acesse o svn das traduções:

http://svn.automattic.com/wordpress-i18n/pt_BR/tags/

Se você não trabalha com svn, procure pelo arquivo pt_BR.mo no caso da versão 3.2 está em /3.3.2/messages clique no link do arquivo com o botão direto e escolha salvar link como e baixe a tradução.

No link acima você encontrará as traduções das últimas versões, baixe a tradução referente a versão do seu WordPress. Depois que você baixou o seu arquivo de tradução.

  1. Crie uma pasta languages dentro da sua pasta wp-content.
  2. Adicione os arquivos que você baixou na pasta languages
  3. Edite o seu arquivo wp-cofig.php, procure a linha de comando que contém o seguinte comando:
define ('WPLANG', '');Code language: JavaScript (javascript)

Modifique para:

define ('WPLANG', 'pt_BR');Code language: JavaScript (javascript)

Se tudo der certo, o seu WordPress será traduzido. Se o tema que você usa tem suporte a multi-idioma algumas partes do tema serão traduzidos, assim como informações como de data, exemplo os meses.

Conclusão

Anteriormente a tradução do WordPress foi um processo muito custoso por conta do seu processo manual. Agora é possível dentro da sua plataforma Web traduzir as strings dos nossos temas e plugins.

Para mais conteúdo relacionado a WordPress confira os posts relacionados.


Publicado

em

, ,

por

Comentários

5 respostas para “Como Traduzir o WordPress para pt_BR”

  1. Avatar de jonatasmesq

    Cara, fiz tudo isso e simplesmente não funcionou aqui. O que pode ter rolado? Wp 3.8.1 aqui

  2. Avatar de oseiaswillian

    valeu tudo certo brigadão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *