Como Traduzir o wordpress para versão pt_BR

Olá pessoal, este tutorial é simples e vai para aquelas pessoas que instalaram a versão inglês do wordpress e querem traduzir o painel. Claro tem a versão já em pt_BR pode instalar direto, mas por algum motivo você tem a versão em inglês, calma não precisa reinstalar tudo, apenas adicionar o arquivo de tradução e configurar o wordpress, então vamos lá.

Primeiro você precisa baixar o arquivo de tradução com a extensão “.mo” e no link a seguir você tem informações sobre as traduções :

http://codex.wordpress.org/WordPress_in_Your_Language

Uma lista meio extensa procure por pt_BR ou acesse o svn das traduções:

http://svn.automattic.com/wordpress-i18n/pt_BR/tags/

Se você não trabalha com svn, procure pelo arquivo “pt_BR.mo” no caso da verssão 3.2 está em “/3.3.2/messages” clique no link do arquivo com o botão direto e escolha “salvar link como” e baixe a tradução.

No link acima você vai encontrar as traduções das últimas versões, baixe a tradução referente a versão do seu wordpress. Para saber qual é a versão do seu wordpress pode visualizar no painel de administração de seu wordpress como na imagem abaixo :

Depois que você baixou o seu arquivo de tradução.

1. Crie uma pasta “languages” dentro de sua pasta “wp-content”. Como na imagem a seguir :

2. Adicione os arquivos que você baixou na pasta “languages”
3. Edite seu arquivo wp-cofig.php, procure a linha de comando que contém o seguinte comando :

define ('WPLANG', '');

Modifique para :

define ('WPLANG', 'pt_BR');

Se tudo der certo seu wordpress será traduzido. Se o tema que você usa tem suporte a multi idioma algumas partes do tema serão traduzidos assim como informações como de data exemplo os meses.

Por Fellyph Cintra

Fellyph Cintra é um Google Developer Expert focado em tecnologias web, com participação ativa na comunidade WordPress. Com mais de 14 anos de experiência no mercado, Fellyph já palestrou em mais de 30 eventos ao redor do Brasil e Europa, sempre abordando as boas práticas de desenvolvimento na web.

5 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.