Carregamento de Imagens Externas em ActionScript 3.0

Olá vamos hoje fazer um carregamento de imagem utilizando a classe Loader. Vamos Criar um novo arquivo flash, escolha qualquer foto para fazer o exercício coloque o arquivo flash na mesma pasta e vamos ao trabalho.

A classe Loader foi introduzida em AS3 para fazer o carregamento de imagens(JPG, PNG e GIF) e swfs. Em conjunto com a classe Loader trabalhamos com a classes URLRequest para fazer a requisição do arquivo ou seja falar o arquivo que vamos carregar. A URLResquest Além de falar qual o arquivo será carregado pode passar o tipo do arquivo e  o tipo do metodo GET ou POST, mas nesse caso só vamos passar o arquivo que vamos carregar.

Vamos começar :

var str:String = "foto.jpg";
var carregador:Loader = new Loader();
var requisicao:URLRequest = new URLRequest(str);

Criamos um Loader com o nome carregador e URLRequest com o nome requisição. E passamos uma String na requisição no exemplo “foto.jpg”.
A classe Loader tem duas propriedades content e contentLoaderInfo , nesse exemplo vamos trabalhar com contentLoaderInfo ele possui um objeto LoaderInfo do arquivo a ser carregado ou seja traz as informações do carregamento do arquivo. no contentLoaderInfo utilizamos para saber quando o arquivo foi carregador por exemplo. Vamos ao código:

carregador.contentLoaderInfo.addEventListener(Event.COMPLETE, onCompleto);
// nesse exemplo vamos tratar o evento COMPLETE

carregador.load(requisicao);
// mandamos carregar o arquivo

// A função que vai ser chamada quando carregar o aquivo.
function onCompleto(e:Event):void{
	trace("completo");
}

Com a imagem foto(“foto.jpg”) no mesmo local do meu arquivo swf até esse momento será exibida uma mensagem “completo” mas a imagem não será exibida. Isso porque a imagem está no arquivo swf mas não está sendo exibida. Então vamos mudar a função onComplete.

var str:String = "foto.jpg";
var carregador:Loader = new Loader();
var requisicao:URLRequest = new URLRequest(str);

carregador.contentLoaderInfo.addEventListener(Event.COMPLETE, onCompleto);

carregador.load(requisicao);

function onCompleto(e:Event):void{
	var foto:Bitmap;
	foto = e.target.content;

	addChild(foto);
}

Nesse exemplo carregamos uma imagem então criamos uma variável do tipo Bitmap para fazer o tratamento da imagem em seguida jogamos o conteúdo carregado na variável foto.

Para não ficar muito longo o post dividir em dois o próximo post faremos um prelaoder com o mesmo exercício.

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