Background customizado na versão 3.4 do wordpress

A função do wordpress add_custom_background() usada no functions.php, foi substituida pela função add_theme_support(‘custom-background’) na versão 3.4. A função add_theme_support define várias funcionalidades do tema (‘post-formats’, ‘post-thumbnails’, ‘custom-background’
‘custom-header’, ‘automatic-feed-links’ e ‘menus’) e nesse tutorial vamos abordar o recurso de background customizado(custom-background).

Diferente da função anterior(add_custom_background) que passávamos apenas funções de callback nessa nova aplicação ele recebe um array com as propriedades default(cores e imagem de background) e as funções de callback(no wp_head, no admin_head e no preview do admin), ou seja, vc pode definir funções que serão chamadas nesses 3 momentos.

Abaixo um exemplo de montagem dos argumentos para serem passados para função :

$defaults = array(
	'default-color'          => '',
	'default-image'          => '',
	'wp-head-callback'       => '_custom_background_cb',
	'admin-head-callback'    => '',
	'admin-preview-callback' => ''
);
add_theme_support( 'custom-background', $defaults );

Abaixo um exemplo simples:

$argumentos = array(
		'default-color' => '000000',
		'default-image' => get_template_directory_uri(). '/images/background.gif'
	);

add_theme_support('custom-background', $argumentos);

Esta aplicação acima lembrando tem ser feita no arquivo functions.php, ela define que a cor padrão do background deve ser a cor preta(#000000) e a imagem de background padrão será a imagem background.gif dentro da pasta images dentro do seu tema.

Mas o exemplo anterior é específico para a versão 3.4 do wordpress mas como fazer uma aplicação para versões anteriores até a 3.0 e para versão 3.4.

global $wp_version;
if ( version_compare( $wp_version, '3.4', '>=' ) ) {
	$argumentos = array(
		'default-color' => '000000',
		'default-image' => get_template_directory_uri(). '/images/background.gif'
	);

	add_theme_support('custom-background', $argumentos);
}else{
	add_custom_background();
}

No tratamento acima verificamos através da variável global $wp_version qual a versão do wordpress, caso seja maior ou igual a 3.4 utilizamos utilizamos add_theme_support, caso inferior usamos a função antiga add_custom_background().

Por Fellyph Cintra

Fellyph Cintra é um Google Developer Expert focado em tecnologias web, com participação ativa na comunidade WordPress. Com mais de 14 anos de experiência no mercado, Fellyph já palestrou em mais de 30 eventos ao redor do Brasil e Europa, sempre abordando as boas práticas de desenvolvimento na web.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.