Entrevista com o “iSeminarista” Irving Suna

O segundo entrevistado dos iSeminaristas é Irving Suna, Flasheiro “das antigas”, hoje sócio e designer da Fishy, uma das maiores empresas de web do nordeste. Não nega um bom rodízio de sushi, fã de Beatles, goleiro salvador das peladas, alvirrubro de coração, um cara super simples e é um verdadeiro baú de ídeias. Abaixo 5 perguntinhas para ter uma prévia do iSeminar 2009.

irving

Comente e link abaixo, alguns de seus trabalhos que tiveram maior destaque.

Irving Suna: O ano de 2009 tem sido muito legal pra Fishy. É uma tarefa difícil selecionar os que tiveram maior destaque, pois além de gostar de muitos deles, todos tiveram um bom retorno… mas vou tentar filtrando apenas projetos desenvolvidos em 2009. No início do ano lançamos o novo portal da Globo Nordeste, o pe360graus (www.pe360graus.com), onde toda a tecnologia (GWM 2.0), arquitetura da informação e design é nosso. Em seguida lançamos o website B2B da Globo Tv International (www.globotvinternational.com), a principal interface com os clientes Globo no mundo. Em fevereiro, fizemos a primeira Realidade Aumentada do N/NE para o Festival de Verão do Recife. Mas é impossível não falar do site da Trescaras, Portocainarede, os projetos da Pitú, Bolvana e da ação do Prêmio de Mídia da Globo Nordeste, com as ações dos Monstros da Propaganda (game em realidade aumentada) e Liga dos Mídias. Vou parar por aqui, para num falar do Plaza Shopping… como falei, não é uma tarefa fácil!

Você já palestrou em outros iseminars, o que o iseminar desse ano tem de especial ?

Irving Suna: Sim, sim. Foi em 2006, o evento chamava-se o iSeminar Adobe Road Show. Participei os dois dias, no primeiro um papo sobre processo de criação e no segundo, um workshop mostrando como foi desenvolvido o site do iSeminar com Neto Leal (que também está no iSeminar 2009). O iSeminar vem evoluindo a cada ano, assim como os recursos tecnológicos disponíveis para desenvolvimento. Acho que esse ano a programação está bem completa, com conteúdo diversificado que atende tanto criadores como desenvolvedores.

Fale um pouco sobre sua palestra ?

Irving Suna: A palestra é sobre proporcionar experiências diferenciadas na web para fortalecer marcas. Utilizar os diversos recursos disponíveis para que, associados a uma boa idéia, proporcione entretenimento, gere identificação, aproximação e interação com a marca do cliente.

Como a Fishy utiliza e trabalha com seus clientes em cases de sucesso usando novas mídias(redes sociais)?

Irving Suna: Basicamente acredito que o conceito de redes sociais é uma coisa mais abrangente do que muitas definições que já vi por aí. Uma boa definição é “meios que reúnem pessoas em torno de assuntos e interesses em comum”, um prédio pode ser uma rede social, porque não? Partindo desse princípio, tivemos ações desenvolvidas utilizando apenas redes sociais já existentes como twitter, facebook, orkut, youtube, etc (como ferramenta principal e/ou viral), como o Porto Cai na Rede, em parceria com a Dáblio, e redes sociais “particulares” (na falta de uma palavra melhor), que são aquelas criadas num ambiente particular, como no caso do Chegou o Natal (Shopping Tacaruna e Pe360graus), Eu sou Fera (Globo Nordeste/pe360graus) e o próprio Liga dos Mídias do Prêmio de Mídia.

Porque ir ao iseminar?

Irving Suna: O iSeminar é um dos principais eventos para desenvolvedores web do ano, seja ele criador ou programador. Acho, inclusive, que o campo de atuação dele não se restringe ao mercado web, uma vez que criador de qualquer área pode desfrutar de idéias e conceitos apresentados num evento como este.

Participe da discussão

1 comentário

  1. Não só a palestra do Irving foi sensacional, como o cara é show demais! Me impressionou a qualidade dos trabalhos, o nivel técnico de alguns membros da equipe com quem pude conversar, e o uso de tecnologia mais competente e inovador que já pude presenciar! SENSACIONAL!

    @irving virei seu fã cara! parabéns!

    PS: Conta direito aqueles 1000 e tantos pontos do cara no jogo… qual o cheat? Fala sério! O cara ensaiou!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *