Limites do LocalStorage

Sempre quando falo de localStorage as pessoas perguntam-me: “Qual são os limites do LocalStorage?” sempre respondia o valor padrão de 5 MB.

O que é localStorage?

A propriedade localStorage permite acessar um objeto Storage local e armazenar dados no navegador do usuário. É um recurso de fácil implementação, mas tem alguns problemas de performance por conta da sua escrita síncrona. Para melhor desempenho é recomendado o uso de indexDB

localStorage tem um recurso similar, o sessionStorage. A única diferença é que enquanto os dados armazenados no localStorage não expiram você pode fechar o navegador e as informações continuaram lá relacionadas ao domínio. Já os dados no sessionStorage tem os seus dados limpos ao expirar a sessão da página — ou seja, quando a página é fechada.

Mas quem define o limite do localStorage

Mas esse valor é apenas uma especificação da W3C. Segundo ela:

A mostly arbitrary limit of five megabytes per origin is suggested. Implementation feedback is welcome and will be used to update this suggestion in the future.

Ela sugere(não é obrigatório) que o espaço reservado por origem seja de 5MB e no futuro esse limite pode ser atualizado, a origem citada anteriormente no caso é por cada domínios. As variações:

  • a1.exemplo.com
  • a2.exemplo.com
  • a3.exemplo.com

Eles são consideradas a mesma origem.

Limites do LocalStorage para dispositivos móveis

No nosso caso o espaço disponível para o localStorage em aplicações em HTML5 na plataforma iOS com o Safari e o Android os limites do localStorage são de 5 MB. 

Para armazenamento de texto é muito informação e mais que isso pode afetar o desempenho da sua aplicação devido como localStorage é acessado de forma síncrona.

Com o chrome dev tools é possível verificar a quantidade de dados armazenados - limites do localStorage
Com o chrome dev tools é possível verificar a quantidade de dados armazenados.

Para acessar o DevTools você deve inspecionar a sua aplicação e ir na aba aplicação e clicar na opção de armazenamento e conferir os limites do localStorage na sua aplicação web.

Caso chegue ao limite do armazenamento será levantada uma exceção: QUOTA_EXCEEDED_ERR.

Caso queria saber o limite de armazenamento do seu navegador, existe esse teste online: http://arty.name/localstorage.html

Segundo o site citado acima podemos modificar o limite de armazenamento no Opera, Firefox e no Chrome/Safari/IE

Conteúdo Relacionado:


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *