Mídias sociais a nova corrida do ouro ?

Por muito tempo, a comunicação empresa-cliente era feita por uma via de mão única e broad-cast, onde só a empresa que falava e o cliente só absorvia a informação. Mas com as mídias sociais, esse quadro mudou: a relação empresa-cliente começou a estreitar os laços, a comunicação passou a ser direta e usuário começou a tratar as marcas como verdadeiros amigos. Isso trouxe ao cliente o poder de elogiar e criticar qualquer ação da marca. O lado bom dessa historia é que as marcas começaram a ter uma exposição gigantesca sem investir tanto dinheiro como nas mídias tradicionais.

Em questão de dias uma ação virava febre, nas redes era compartilhada , curtida , retuitada por milhões. Esse efeito foi batizado de viralização. Todo mundo abriu o olho para esse fenômeno. Empresas de várias áreas tentaram entrar nesse ramo, criando uma nova corrida do ouro da web. Agências web, empresas de relações públicas e agências de publicidade entraram na briga para dominar esse mercado.

Nessa briga cada área tem seu ponto em destaque :

Agências web – Pensam muito bem na parte técnica das ações, sabem executar a ação. As agências web tem o dominío do ambiente conhece bem a plataforma quais os recursos a serem utilizados. Mas não tem a capacidade de gerar e gerenciar o conteúdo.

Empresas de relações – Passaram muito tempo tratando da comunicação das empresas, sabem como gerenciar e avaliar os problemas referentes a comunicação. Por muito tempo gerenciaram a comunicação de grandes empresas. Mas caíram de para-quedas em um ambiente on-line, onde acabaram de chegar(comparando as agências web e agências de publicidade). Elas estão entrando nesse mercado com o conhecimento prévio sobre a comunicação, mas não possuem now-how para planejar ações e gerenciar questões técnicas.

Agências de publicidade – Elas possuem duas coisas importantes ideias e o dinheiro, mas pensam que tudo pode ser resolvido em uma semana quando se tem dinheiro. Mas com grana e ideia não se compra tudo é preciso conhecer o terreno que estão investindo. Infelizmente mídias sociais é um terreno meio ingrato nem sempre plantando dinheiro você vai ter um retorno desejado.

Para o sucesso de ações de mídias sociais é preciso essas positivas andarem junto e ter uma bom gerenciamento para afastar os pontos negativos. Ter uma equipe multi-disciplinar é algo importante, composta de profissionais de conteúdo + planejamento + técnico. Ter a visão de diversas áreas ajudam a entender esse meio tão complexo.

Somando a esses fatores, parar aumentar o percentual de sucesso de um projeto temos a seguinte formula :

(Planejamento + Conteúdo + Técnico) * (Tempo + Dinheiro)

Tempo e dinheiro são dois grandes problemas. Porque são duas coisas muito difíceis de se extrair de uma empresa que quer investir em mídias sociais. Ela pensa que a coisa acontece por si só e não é bem assim, ações precisam de tempo para planejamento e fortalecimento da ação.

Na mídia social as ações de um ciclo de vida um pré, durante e pós. Ações com grande marcas a coisa pode correr com mais fluidez, mas claro empresas como red bull, coca cola ou apple suas ações sempre entram em destaque na web, claro antes de chegarem nesse patamar muito foi dinheiro em marketing foi investido. E as pequenas e médias empresas? Nesse caso precisam ralar bem mais para conseguir seu espaço. Nesse caso além do tempo precisamos de investimento, com divulgação em blogs, links patrocinados e premiações para os seguidores.

Não adianta ter apenas conteúdo em uma rede social, para seguir uma marca de sapato ou uma loja de eletrodoméstico, qual vai ser o seu diferencial ? marca de sapato ou eletro tem milhões. Mas para atingir bons número é preciso ter uma bonificação para os clientes além de um conteúdo interessa, ter um diferencial um “mimo” ao seu cliente, estreitar os laços faz a diferença.

Mídias sociais é algo muito novo, abriu um enorme espaço no mercado para essa área as empresas estão aprendendo a lucrar com isso agora, muita coisa é feita de forma experimental mas claro com um planejamento prévio. Mas Antes de cair de cara nesse ramo o ideal é preparar uma boa equipe para evitar problemas, pois mídias sociais são uma faca de dois gumes se não fizer algo bem feito você tem a chance de viralizar não por uma boa campanha e sim uma campanha #FAIL. Da mesma forma que boas campanhas se espalham na rede. Campanha mau elaboradas viram motivos de piada.

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