banner_trickyshot

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre o game Tricky Shot, game nacional desenvolvido pela Dream Apps Lab que foi destaque no portal CrackBerry.com.

1. Qual o seu nome? (ou quais os seus nomes?) E qual seu(s) perfil(is) no Twitter?

Gustavo Reder Cazangi, Software Engineer do Venturus Centro de Inovação Tecnológica, @_gustav0

Rafael Gava de Oliveira, Software Engineer do Venturus Centro de Inovação Tecnológica.

2. Qual o nome do seu app? (ou quais os nomes dos seus apps?) Qual o endereço do app na BlackBerry World? Para qual plataforma ele está disponível?

Tricky Shot: http://appworld.blackberry.com/webstore/content/38636896/?countrycode=BR&lang=en (disponível para Z10 e Z30).

screenshot_1

3. Qual tecnologia você utilizou para desenvolver seu(s) app(s)?

Nosso game foi feito em cima da engine Unity 3D. Todo a lógica do game é feita em C#, os modelos e assets gráficos foram produzidos por designers da nossa empresa.

 

4. Nos conte sobre o(s) seu(s) app(s), o que ele(s) faz(em)? Qual é o seu público-alvo? Como você definiu os requisitos e funcionalidades?

O game brasileiro Tricky Shot traz a brincadeira de futebol de rua para jogos móbile. Voltado para os amantes do futebol e dos games móbile, o game é uma lembrança de nossas infâncias, retratando as brincadeiras de rua Bola ao Pneu e já bateu a marca de 500 mil downloads.

O objetivo do game é acertar a bola e alvos pré-definidos como garrafas, quadros, balões, entre outros. São mais de 50 fases e, além de acertar os alvos, você deve desviar de obstáculos para atingir os objetivos. Os gráficos são em 3D e a trilha sonora é bem característico do nosso país.

5. O que fez você(s) escolher(em) a plataforma BlackBerry?

– Fomos incentivados pelo pessoal da BlackBerry durante o Unite Brasil 2013 em São Paulo. Não conhecíamos a possibilidade portar o game para esta plataforma e ficamos muito satisfeitos em poder levar o nosso game até os usuários de celulares BlackBerry.

 screenshot_2

6. Qual foi a sua experiência em utilizar o SDK da BlackBerry? Você(s) recomendaria(m) para outros desenvolvedores? Por que?

O apoio do pessoal da BlackBerry durante o Unite 2013 foi fantástico! Em menos de 2 horas conseguimos levar nosso game para esta o BlackBerry 10. O trabalho com o SDK foi simple e grande parte ficou por conta do Unity. Os resultados que estamos tendo na AppWorld são surpreendentes! Se você já tem um game e quer explorar um novo mercado, sem dúvida esta é uma ótima oportunidade.

7. Em quanto tempo você desenvolveu o(s) aplicativo(s), desde o momento da ideia até a publicação na BlackBerry World? Quais foram as principais fases?

O tempo desenvolvimento do game, desde sua concepção até a publicação inicial nas lojas foi de aproximadamente 4 meses. A ideia surgiu em reuniões e conversas entre os desenvolvedores do time e visava levar um novo estilo de jogo de futebol para o mercado. O game foi produzido e distribuído como “indie” sem verba para marketing e de graça, mesmo assim já ultrapassamos a marca de meio milhão de downloads.

8.  Quais foram os principais desafios durante o desenvolvimento? E quais as principais soluções? Algum sucesso marcante? Algum fracasso? Lições aprendidas? Quais?

O desenvolvimento foi feito sob demanda, já que não havia requisitos formais bem definidos e fomos ajustando a ideia para que o game ganhasse em jogabilidade e se diferenciasse dos demais jogos de futebol no mercado. Os principais desafios envolveram a física da bola e do chute, além da definição e criação de elementos e desafios/objetivos para cada uma da fases. Aprendemos muito durante o desenvolvimento, especialmente na parte gráfica do game, que nos tomou um bom tempo até adquirir esse aspecto caseiro e confortável para o jogador. Mesmo depois do lançamento, continuamos otimizando nossa implementação e conseguimos reduzir o tamanho do game para o usuário final, além de reduzir drasticamente o consumo de memória.

9. Algum fato interessante que você(s) gostaria(m) de compartilhar com os desenvolvedores que estão lendo este post?

Nosso game surgiu de conversas informais e de muito, mas muito esforço por parte dos desenvolvedores. Se você tem um projeto criativo e promissor mas que passa por dificuldades e tem difícil aceitação, não desista! Publique seu game ou app, continue trabalhando duro e escute o feedback dos seus usuários, essa é a melhor receita para colocar o seu produto na trilha do sucesso. 

10. O que você(s) acha(m) do suporte da BlackBerrry aos desenvolvedores?

Excelente, o pessoal mesmo estando a distância (eles em São Paulo e nós em Campinas), nos auxilia com frequência e até mesmo oferece dispositivos para teste e aprimoramento.

11. Quais são os seus planos para atualizações do(s) seu(s) aplicativo(s)?

O resultado foi tão bom que pretendemos levar o game para outros devices da BlackBerry, além de adicionar suporte a In-App purchase e outras funcionalidades ao game.

12. Alguma mensagem para outros desenvolvedores que estão considerando criar aplicativos para a plataforma BlackBerry 10?

Aproveite o momento! Este mercado ainda está aberto a novos desenvolvedores com bons apps e games! É a chance de se posicionar bem em uma fatia do mercado móbile!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *