Adobe Camp Brasil 2013

BLEFHZwCQAA9wTT

Nos dias 24 e 25 de maio rolou o Adobe Camp Brasil 2013, o evento é uma evolução do antigo Flash Camp o qual tive a oportunidade de participar em duas edições como ouvinte. Uma boa descrição do evento foi o comentário que escutei uma vez: “Quando eu vi o preço do primeiro evento não acreditei que o valor pagaria por palestrantes daquele calibre”.  Confesso que experiência de participar de um evento como esse era incrível, poucas vezes visto na região.

Na segunda participação já estava morando em São Paulo e o Adobe Camp(Flash Camp) tinha um nível internacional. O evento em 2012, cresceu e trouxe uma nova proposta, com trilhas focadas em video, design e desenvolvimento. Nesse ano o Adobe Camp seguiu o mesmo escopo e  nele tive a oportunidade de promover um workshop sobre WordPress, foi um oportunidade incrível, conhecer profissionais de diversas cidades. Foi um dia intenso com muito informação, se a experiência era positiva como participante como palestrante foi infinitamente maior.

3aca3790c42b11e2b9a022000a1fa535_7

Logo quando cheguei na cidade, tinha uma equipe recepcionando os palestrantes(com direito plaquinha), de lá fui direto para o Hotel Radisson que possui uma super estrutura, posso dizer que fui muito bem tratado. Tive todo o cuidado da família Borba, o organizador é o Derick, mas toda a família fica engajada no evento e preocupada com cada detalhe.

421180_10151393514927531_581214074_n

Logo pela manhã encontrei os managers da BlackBerry dos outros estados que estavam participando do evento lá teriam um workshop sobre create.js confesso que fiquei com muita inveja. Figuras incríveis que coordenam os grupos de desenvolvedores em diversos estados.

936948_584394438248424_1878732744_n-1

BLEC2lLCUAAeuND

O workshop teve uma carga horária de 8h, estou habituado com treinamentos mais longos, eventos nesse escopo sempre fica com aquela sensação de querer passar mais conteúdo. Ao final do dia foi a abertura oficial do evento com os irmãos Demian e Derick Borba fazendo as honras da casa. Depois das formalidades iniciais, tivemos um light talks do Paulinho da Adobe explicando a nova filosofia da empresa, que vem sofrendo com essa mutação constante do mercado e uma saída para isso foi a Creative Cloud.

Abaixo o vídeo de abertura do evento:

Depois tivemos as duas primeiras palestras do evento com Marcelo Povoa falando sobre Big Data e Sérgio Cavalcante com o  tema: Empreendendo e desenvolvendo boas ideias, foi uma palestra que mostrou as dificuldades de empreender em nosso país, muitos investidores correm para operações mais conservadores e seguras. Assim muitos projetos de nossa área não saem do papel por falta de investimento. Sérgio mostrou um pouco da estrutura do C.E.S.A.R, sua organização e o esquema de comunicação interna que implantou desburocratizando o ambiente. Organizou um ciclo de como gerar inovação e deu algumas dicas de como produzir projetos desse porte. Sérgio é um ótimo orador levou um tema muito importante em uma palestra muito descontraída.

No segundo dia, o evento foi organizado em duas trilhas, uma com foco em design e outro com foco em programação. Pena que não poderia me dividir em dois, então fiquei acompanhando a trilha de programação. Destaque para a palestra do Max Firtman(Quebrando os limites HTML5 em mobile), Tom Krcha(Dando mais porder aos seus arquivos com a Creative Cloud) e Vincent Hardy. Na realidade foram as palestra que conferi com calma.

BLI4-h2CUAAw7rD

No final da noite tivemos o encerramento com Alec Saunders vice presidente global da BlackBerry, com a apresentação “Você já conhece a nova BlackBerry? Oportunidades para empreendedores.” Deu números do crescimento da plataforma BlackBerry 10, como a plataforma com o melhor lançamento em números de apps. Uma plataforma que foi lançada em janeiro hoje conta com 130 mil apps em sua loja, os investimentos na comunidade de desenvolvedores que vem se mostrando uma das preferidas entre os desenvolvedores. Ao final do evento tivemos o tradicional sorteio de brindes, foi uma verdadeira festa.

389180_10151393534862531_509343831_n

Ao final do evento tive a chance de entregar uma camisa para Alec Saunders e Tom Anderson do BlackBerry Dev Group São Paulo.

IMG_20130981-1

Foi um ótimo evento, as lembranças são melhores e todas pessoas que conheci. Com certeza trouxe muita coisa boa na bagagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *