Introdução a Pixel Bender ToolKit

Esse toolkit da adobe é pouco falado, mas é bastante legal ele surgiu junto com o pacote CS4. E o que é o Pixel Bender ? É uma tecnologia que permite processar os pixels das imagens e vídeos podendo assim aplicar vários efeitos especiais, algoritimos que permitem gerar filtros para essas imagens, e essa tecnologia tem suporte a partir do Flash player 10. A linguagem utilizada pelo Pixel Bender é baseada em XML e o desenvolvedor tem uma ide independente do Flash o Pixel Bender Toolkit IDE.  Baixando este toolkit além da ide vem exemplos de código e uma documentação você pode baixar nesse endereço:

Pixel Bender Technology Center

Nessa página você encontra mais tutorias e documentação.

Se você possui o CS4 na sua instalação ele pergunta se deseja instalar o pixel bender, se ainda não tem instalado o Pixel Bender baixe no link acima e instale, é um processo bastante simples.  Depois de feito isso abra a sua IDE que tem a seguinte interface:

Os passos para trabalhar com Pixel Bender são abrir uma imagem e importar ou criar um script. Nesse vamos criar um a partir do zero:

Abrir uma nova imagem (Menu Superior > File > Load Image 1 >) selecione uma imagem, o Pixel Bender oferece umas imagens em sua biblioteca para você realizar seus teste.

Em seguida iremos criar um novo Script em: menu superior > file > New Kernel Filter.

Vai abrir um editor com a seguinte tela :

O código padrão que ele gera é o seguinte:

kernel NewFilter
<   namespace : "Your Namespace";     vendor : "Your Vendor";     version : 1;     description : "your description"; >
{
    input image4 src;
    output pixel4 dst;

    void
    evaluatePixel()
    {

        dst = sampleNearest(src,outCoord());
    }
}

Na linha 1 temos o Header que define a versão do pixelbender , na linha 3 os meta dados que podem se inseridos sobre o código, versão, desenvolvedor e descrição. Em seguida começa realmente o código que vamos trabalhar “input image4” define que vamos trabalhar com uma imagem de 4 canais, vermelho, verde, azul(RGB) e alpha. Na linha seguinte o output a nossa saída pixel4 indica que também trabalha com 4 canais nossa saída.

Pixel Bender trabalha com 4 tipos básicos de dados:

  • bool – Boolean
  • int – inteiro
  • float – ponto flutuante
  • pixel1 – representa o valor de um canal de uma imagem, ele pode trabalhar com um ou quatro canais ( pixel1, pixel2, pixel3, pixel4).

Dentro de “void evaluatePixel()” é a função que vamos aplicar a nossa imagem, elas podem ser:

  • Matemáticas – trabalham com graus radianos, executam operações básicas.
  • Geométrica – trabalhando com vetores, matrizes e realizando comparações.
  • Região – aplica modificações em uma região
  • Amostragem – trabalhando com os dados de entrada de uma imagem.
  • Intrínsecos – aplicadas em tempo de execução.

Agora vamos fazer umas modificações simples na imagem alterando o código anterior, acrescentando duas linhas depois da linha que se encontra “dst = sampleNearest(src,outCoord());” .

void
    evaluatePixel()
    {

        dst = sampleNearest(src,outCoord());
        //incrementando o canal vermelho
        dst.r += 0.4;

        //decrementando o canal azul
        dst.b -= 0.4;

    }

Feitas essa alterações, vamos rodar o nosso script no canto inferior da ide do Pixel Bender tem um botão run, clique nele para rodar o script o resultado vai ser o seguinte:

No próximo post vamos aplicar esse efeito dentro do Flash.

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