Flash vai morrer ?

Desde o começo de ano já escutei muito o Flash vai morrer… O Flash vai morrer… O Flash vai morrer…

Mas na realidade eu sempre escutei isso, veio o tableless, veio a tona a discussão nos forum e listas.


“O Flash precisa de plugin…JS não…”
“O Flash não é acessível…”
“O Flash não é openSource…”

Depois veio Ajax voltou tudo de novo, passou um tempo e agora HTML 5 (nem vou falar de silverlight porque não conta). Nesse período já se passaram 6 anos e o Flash ainda não morreu.

Durante esse tempo o Flash passou por 3 fases:

  • A fase “inrracional” pra tudo se tinha Flash era a solução de todos os problemas da web.
  • A fase de “luxo” onde usar Flash era Hype.
  • E a fase “racional”(fase atual) se pensa bem antes de fazer um site em flash, pesa na balança vantagens e desvantagens dependendo do tipo de aplicação.

Mas o Flash morre ou não morre ?

Meu voto é: Agora Não!!!

Se morrer não vai ser agora, o Flash está presente na maioria dos sites, 85% dos 100 maiores sites do mundo usam flash, está em 98% dos Pcs conectados a internet, 75% dos vídeos na web rodam em flash e uma nação 3.5 milhões de desenvolvedores(the truth of flash).

Então o Steve Jobs não vai dar um tiro com uma bala de prata e o Flash vai cair duro(por conta de sua carta cortando as relações como o flash).

Claro que como qualquer tecnologia pode surgir uma tecnologia substituta, nossa área é assim em um mês pode mudar muita coisa. Mas o simples fato do Flash não rodar no iPhone e no iPad, não vai matar o Flash.

Claro seria legal mostrar para nossos clientes olha o site em flash também roda no seu iPhones, mas infelizmente não vai ser possível, mas antes do iPhone ser iPhone o Flash já era Flash. Claro que Adobe olha com bons olhos o Flash em dispositivos móveis, já temos o Flash Lite que por aqui não emplacou por conta do baixo número de aparelhos que suportam a tecnologia, o Japão foi o lugar onde fez mas sucesso. Vamos esperar agora pelo Android que tem suporte ao flash player 10.1 ver onde essa história vai parar.

Mas hoje dia 17 de maio de 2010, não tem uma tecnologia que substitua o Flash a altura, com todas as funcionalidades que o Flash oferece, fácil animação de elementos, simulação de ambiente 3D sem uma programação não complexa, efeitos em imagens bitmap, ambiente que rode do mesmo jeito em todos os browsers. Alguns testes podemos ver no site: http://html5vsflash.tumblr.com/post/596244543/depth-of-field

Um dia o Flash vai morrer um dia do mesmo jeito que o Java vai morrer um dia, como já falei qualquer linguagem está sujeita a isso. E se por uma catástrofe o Flash morrer daqui a um ano ou seis meses milhares de códigos vão se transformar em HTML5 ou javascript num apertar de um botão NÃO, por isso eu não entendo o desespero de algumas pessoas. Muitas linguagens já “morreram” mas muitas linhas de código ainda necessitam de manutenção até hoje um grande exemplo é o COBOL.

O HTML 5 está ai com muita coisa nova junto com jQuery estão aparecendo muitos sites legais e isso tende a aumentar. Muitas agências já vêem o futuro em essa no HTML5. Muito legal ver um site com slide em jQuery funcionando no iPhone tudo isso é lindo, é fino e é opensource. Mas tudo tem seus problemas o ie está ai para atormentar a vida do Front-end. HTML 5 ainda não tem suporte para todos os browsers em um futuro breve vai ter, mas boa parte dos usuários vão ter que atualizar os Browsers e isso leva tempo.

Não sou do tipo que torce contra, vejo futuro o no HTML5 acredito que ele vai tirar uma fatia do desenvolvimento de aplicativos em Flash gradativamente. Acho que comparar essas duas tecnologias é como comparar Coca e Fanta, nenhuma é melhor que o outra mas cada uma tem seu espaço, cada uma se aplica bem a um caso x. Sempre um vai ser bom com Run e o outro vai ser bom com Vodka(brincadeira).

Mas o sucesso de uma aplicação não depende da tecnologia mas como ela é aplicada.

3 respostas para “Flash vai morrer ?”

  1. Encontramos este seu post em 2010 sobre a morte ou não do flash Fellyph, e gostariamos de dar a contribuição. Finalmente agora ele vai e nos deixará lembranças, mas saudades…? Nem tanto.

    Que venha o HTML 5. Já estamos estudando e analisando soluções com HTML5 na Brasil na Web para incorporar também em nossa plataforma e serviços. Este era o futuro visto por Jobs, e a Adobe agora reconhece.

    Nota oficial da adobe.
    http://blogs.adobe.com/flashplatform/2011/11/flash-to-focus-on-pc-browsing-and-mobile-apps-adobe-to-more-aggressively-contribute-to-html5.html

    Grande abraço e parabéns pelo blog!

  2. Olá Luiz Eduardo

    Como você mesmo falou o post é de 2010 ele tá quase completando dois anos, já se passou esse tempo Flash ainda não morreu, como todo mundo falava a dois anos atrás e antes disso até. Se você leu o post eu falei que o HTML5 ia ocupar um espaço de forma gradativa isso aconteceu. HTML5 já tem seu espaço, mas ainda tem um grande problema Internet Explorer vai demorar e vai demorar muito pra essa mazela ser resolvida.

    O Assunto da semana foi o flash player mobile ter sido descontinuado, muitos meios de comunicação de forma amadora falou que o Flash morreu outros que o Flash mobile morreu. A nota fala do flash player mobile ser descontinuado o flash mobile ainda vai continuar presente com AIR. E o Flash e o Flash player PC vai continuar da mesma forma.

    Steve Jobs tava certo, por parte sim mas eu achei sua carta foi tendenciosa isso é um fato. A Adobe decidiu descontinuar Flash player mobile por conta do Jobs não. Só faço um questionamento por que comparar uma linguagem que é padrão WEB com um player? São coisas totalmente diferente se você consegue entender.

    HTML5 é a linguagem padrão da web os browser(menos internet explorer) e os dispositivos mobile correm para seguir o padrão. O player é algo diferente a empresa que desenvolve corre para que ele funcione e milhares de dispositívos pcs , macs e mobiles. A questão do mobile é algo crítico pq não é algo como pc ou mac, é um mundo motorola versão x1, x2, x3, x4… samsung versão x1, x2, x3, x4… e cada dispositivo se comporta de uma forma. Já pensou num custo de implementar isso?

    Vou parar de falar… isso é assunto para render vários posts 🙂

    Não sou de torcer para um fim de uma tecnologia que não traz nenhum prejuizo para a web. Um tecnologia que contribuiu bastante pra enrriquecer a a experiência dos usuários web. Já pensou o que seria do mercado web nos últimos 10 anos sem a plataforma Flash. Eu falo plataforma que muita gente por falta de conhecimento pensa que Flash se restringe a hotsite.

    Torço muito por HTML5 é mais uma ferramenta para o nosso ganha pão. Por isso que eu não entendo a ansiedade de algumas pessoas pra que o Flash acabe isso corresponde a menos uma ferramenta para conseguir seu ganha pão…

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.