Flash – caça as bruxas (ainda?)

Eu pensava que esse assunto já estava encerrado, mas presente na conferência w3c vi que ainda existe uma caça as bruxas ao Flash. Durante o evento escutei muito: “Flash tem que morrer!”, “Vamos enterrar o Flash!”, “Flash trava” ou “Flash é pesado”.

No primeiro dia do evento acompanhei a mesa redonda e escutei um comentário “Olá eu não sou programador, eu sou um observador. Comecei a programar em HTML com tabelas depois fui programar em Flash, desde aquele momento percebi que o Flash ia morrer. Também acho que desenvolver nativo não é legal o negócio é HTML5”. Não tenho o comentário ao pé da letra, depois vou catar a gravação. O “achismo” é algo perigoso em qualquer área, antes de fazer uma comparação sobre qualquer coisa eu preciso conhecer o que você está fazendo uma critica. Exemplo, eu não posso falar “eu acho que coca é melhor que pepsi” sem provar nenhuma das bebidas, ou apenas conhecendo uma das bebidas.

Mas dentro disso tem outro ponto importante que são os formadores de opinião. O grande Steve Jobs falou que o flash mobile era um erro, e pior que ele estava certo, discordei de alguns argumentos que ele utilizou. Mas no geral concordo que flash mobile era um erro. Mas tomaram isso para tudo mobile e pc e ainda é cedo para mata-ló no mercado pc que ainda depende do Flash, com a evolução dos browsers, JS e do HTML5 o Flash vai sair de cena.

Durante 6 anos desenvolvi em Flash, mas hoje faz quase um ano que não abri mais a IDE do Flash. Durante o tempo que desenvolvi em Flash, conheci as vantagens e desvantagens da tecnologia. Hoje trabalho com a maior parte do tempo com HMTL, JS e PHP. Muita coisa que aprendi desenvolvendo em Flash aplico nos meus projetos em JS. Como outros amigos migraram para outras tecnologias.

Muita gente ainda fala com se o Flash fosse o grande mau da web. Sempre soube dos problemas de indexação e acessibilidade do flash e contemplando tudo isso era uma tecnologia proprietária. Mas em seu auge ninguém estava preocupado com isso. Um exemplo simples, sites full Flash não eram uma decisão do desenvolvedor no início do projeto. Mas essa decisão tinha dois fatores importantes, número um a limitação dos browsers e número dois o mercado.

A três anos atrás não era possível pensar em acessar a câmera do usuário, criar animações 3D ou fazer uma aplicação com realidade aumentada somente com o browser. Hoje é possível somente nas últimas versões de browsers. Com os usuários atualizando seus navegadores(assim espero) daqui a um ano será possível vender um projeto com essas tecnologias.

Outro ponto que sempre bato na tecla: não é que Flash é mais foda ou mais rápido e nem HTML5 é mais foda e mais rápido. É mercado que dita qual tecnologia vai predominar, a parti do ponto que os clientes queriam ver seu site rodando no iPad. Eles largaram o Flash de lado e agora queriam ver o site rodando HTML5 mesmo com 30% dos seus clientes usando Internet Explorer. Falar que o Flash é pesado, isso é culpa do mercado por conta da demanda absorveu maus profissionais ou exigia projetos com prazo irreais. E da mesma forma que existem projetos ruins rodando em Flash estão aparecendo projetos ruins em Html5 e JS. E você que reclamava do Flash(As 3) que era orientado a objeto era muito complicado. Vai ter que aprender isso com JS ou vai ser apenas um “observardo” ou “copia e cola de jQuery”.

HTML5 é a palavra do momento, acho isso ruim? Não! Acho isso ótimo! Desenvolver meus projetos em uma plataforma aberta, sem precisar compilar nada, não precisar comprar uma ide de 1.000 dólares e nem depender de plugins de terceiros. Isso é maravilhoso, mas não vou chingar os Flash aos 4 cantos, ferramenta que foi meu ganha pão durante 6 anos. Flash durante anos ditou as tendências do mercado, muito que está sendo feito hoje com JS não seria possível se lá atrás a galera não tivesse quebrado a cabeça e feito projetos fodas em Flash.

E antes da achar aquilo ou isso, pesquisem! Particularmente acho que o Flash tende a ocupar um lugar muito específico com games e aplicações off. Mas ainda existe muita coisa boa sendo feito em Flash dentro(e fora) da web.

http://mountaindew.co.nz/
http://gaming.adobe.com/showcase/
http://blog.alternativaplatform.com/en/2012/09/04/games-created-with-alternativa3d-8-combat-sector/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *