Away3D Flash Engine Básico

Olá Pessoa nesse tutorial, vamos falar da engine para 3D em Flash Away3D um dos concorrentes do Papervision, vou tentar seguir os mesmos passos dos tutoriais em PaperVision. Mas antes vamos falar um pouco sobre 3D.

3D ou terceira dimensão, nos gráficoes 3D no temos o conjunto das 3 coordenadas x, y e Z, o elemento mais básico em um ambiente 3D é o Vértice é um ponto no espaço que possui as coordenadas x , y e Z. com a união dos vertices nós podemos criar um objeto.

O objeto com menor nível de detalhe é o triangulo que é a união de 3 vértices, em 3D os triângulos também são chamados de faces. Por um nível de processamento melhor os triangulos são vistos apenas e um lado.

Com a união de vários triangulos podemos montar qualquer tipo de modelo 3D , esferas, cubos, cones, planos entre outras formas mais complexas, o programador pode criar novas formas com a junção de varios tringulos mas para isso é aconselhavel utilizar uma ferramenta de modelagem, como Blender, Maya ou 3D Max e exportar no formato collada. O Blender já possui forma de exportar direto um objeto modelado para actionScript.

Um elemento importante em 3D é camera, a camera é a nossa visão no ambiente 3D o que a gente vai ver no ambiente vai ser controlado pela câmera, uma das dificuldades de quem está começando é que nem sempre o que você insere na Cena é no tamanho equivalente que você criou, isso está relacionado a visão da camera, se ela estiver longe do objeto que vc criou então seu objeto ficará menor que o tamanho real.

Outra caracteristica importante são as texturas nada menos que a a cobertura dos objetos. A textura pode ser uma imagem ou apenas uma cor, mas essa montagem da textura é bastante complexa, os triangulos que formam o objeto são preenchidos com parte da imagem fornecida pela textura, e aplicada a pespectiva para dar noção de profundidade, se o objeto possuir poucas faces ele pode apresentar distorções, lembrando aumento de faces(triangulos) consequentemente o aumenta no processamento,por isso é muito importante achar um ponto em ideal.

Depois de toda essa história sobre 3D vamos ao código.

Primeiro preparar nosso projeto.
1 – Baixando a engine no site: http://away3d.com/downloads o away está hoje na sua versão 2.4.
2 – Descompacte o zip , jogue a pasta” away3d” no diretório do seu projeto.

A sequencia de passos é bastante parecido com Papervision, configurar View, Camera, Objetos e suas respectivas coberturas e renderizar tudo.

No primeiro Exemplo eu so vou trabalhar com View3d e Sphere apenas o código já está todo comentado:

package
{

	/**
	* ...
	* @author Fellyph Cintra by mooz
	*/

	import away3dlite.containers.Scene3D;
	import away3dlite.containers.View3D;
	import away3dlite.cameras.Camera3D;
	import away3dlite.primitives.Sphere;
	import flash.display.Sprite;

	public class Basica extends Sprite
	{
		//Adicionamos o View3D que é nossa janela de visualização para ambiente 3D
		public var scene3d	:Scene3D;
		public var view		:View3D;
		public var camera	:Camera3D;

		//Criamos nosso objeto a ser utilizado, passamos nenhuma propriedade
		//ele vai ser criado com todas propriedades paadrões da Sphere
		public var esfera:Sphere = new Sphere();

		public function Basica()
		{
			//instanciando uma nova cena
			scene3d = new Scene3D();

			camera = new Camera3D();
			camera.z = -1000;

			view = new View3D();

			// setando camera e cena do view3D
			view.scene = scene3d;
			view.camera = camera;

			//posicionando o view no meio da cena
			view.x = stage.stageWidth/2;
			view.y = stage.stageHeight / 2;

			// jogamos a view no stage
			addChild(view);

			// adicionamos a esfera na view da scene de nossa View3D
			view.scene.addChild(esfera);

			//posicionando
			view.render();
		}

	}

}

Testando o resultado será o seguinte:

[flash https://www.fellyph.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/03/main.swf w=470 h=350]

Próximos posts vamos falar mais.

Obs. esse post ta em rascunho a 5 meses… kkkkkkkk

6 respostas para “Away3D Flash Engine Básico”

  1. Oi adailton esses arquivos são salvos como .as se voce estiver usando apenas flash develop tem que configurar ele para compilar com o flex sdk, se estiver usando o flash ide, no properties do stage tem que apontar o caminho da classes sem o “.as”

  2. o eu to usando o flash cs4 portable to tentando importar uns objetos do google skechup no formato collada .dae so que nao estou conseguindo porque meu flash cs4 nao esta bem configurado nas partes de localizar os plugin onde agente linka as pasta source e libraly e uma outra la os caras na internet so manda instalar a parte da soucer mas todo objeto que compilo nao fica com testura sera que nao da pra voce colocar uma video aula ai pra gente testar o pv3d ou o away3d. a outra coisa qual e melhor o away3d ou o papervision3d? eu nao sei instalar o away e qual e o programa melhor para modelar para o away?

  3. discobri um programa 3d mil vezes melhor que o away e o swift 3d ele desnha 3d e importa no formato swf ai vc ja sabe ne so fazer o .as e pronto nao precisa de um monte de gambiarra que da mais bug do que tudo.

  4. 1 – vc precisa importar o collada via código.
    2 – away3d e papervision ai vc escolhe qual melhor api para se trabalhar isso é relativo de acordo suas necessidades.
    3 – Away3D não é uma uma ferramenta para modelar 3D, são um pacotes de classes que simulam um ambiente 3D.
    4 – Realmente o swift 3D para quem não domina muito ActionScript é a melhor solução para fazer algo 3D. Lembrando que Away 3D é um conjunto de classes que que simulam um ambiente 3D interativo.
    5 – Gambiarra e bugs depende da codificação, o todas as versões release do Away3D são estáveis.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.