Blog fellyph cintra - wordcamp europa

WordCamp Europa 2016

Site do WordCamp Europa 2016
Site do WordCamp Europa 2016

No final de junho entre os dias 24 e 26 acontece o WordCamp Europa 2016 o principal WordCamp na região com mais de 2 mil participantes esse ano o evento acontece em Viena capital da Áustria. Esse será o meu segundo WordCamp na Europa já que o meu primeiro foi em Londres logo nos primeiros meses que cheguei aqui.

Palco do Wordcamp europa 2016
Palco do Wordcamp europa 2016

O que é um WordCamp?

WordCamp é o evento oficial da comunidade WordPress onde, acontece palestras durante um ou dois dias relacionados a plataforma, não necessariamente precisa ser 100% focado em WordPress, qualquer assunto que complemente a plataforma WordPress pode fazer parte de um WordCamp.

Além da rodada de palestra é reservado um dia para contribuir com o core do WordPress, onde é chamado o dia do contribuidor. Nesse dia todos os participantes podem escolher um tema para contribuir com a plataforma WordPress.

  • Tradução
  • Core
  • Teste
  • revisão de temas
  • revisão de plugins
  • Documentação
  • Comunidade

Já o WordCamp continentais precisam de uma estrutura maior, por exemplo, um WordCamp Europa sua organização pode durar dois anos.

Como organizar um Wordcamp na minha região?

Para organizar um WordCamp você precisa ter uma comunidade local ativa, com meetups regulares onde tenham uma audiência participativa. Após criar uma comunidade local você estará pronto para aplicar para ter um WordCamp na sua região. Se aprovado profissionais relacionados a comunidade irão entrar em contato para te ajudar a organizar o evento.

A comunicação será na sua maioria em inglês então esteja preparado para realizar a comunicação via email em inglês. Outro fator essencial é montar um time com diferente skills para organizar e montar um plano para o evento. Depois com o time formado é correr para encontrar um local para o evento, publicar o site do evento e palestrantes.

Comunidade brasileira no WordCamp Europa

Foi legal ver outras comunidades e notar que a comunidade brasileira é bem forte e com um alto nível técnico comparada as palestras que eu vi. A única diferença que eu vi no WordCamp Londres é os números de empresas que investem no evento.

Isso deixa mais fácil você montar uma super estrutura com: legendas em tempo real, quatro auditórios, buffet ultra organizado com opções veganas, happy-hour. Esse detalhe dá mais orgulho porque conseguimos realizar WordCamps de qualidade em diferentes estados.

Primeiros dias

Mas falaremos o que interessa, logo quando cheguei, fiquei de olho nos WordCamps selecionei alguns que poderia participar, fiz um levantamento sobre custo, grade e país que queria muito visitar. Não sei se todo mundo sabe, mas estou passando por uma fase de estudante/mochileiro então os meus recursos são limitados. Não posso sair viajando toda a Europa então a escolha tem que ser feita a dedo.

É claro que o principal evento não poderia ficar de fora dessa lista. Primeira barreira foi a inscrição, estamos a falar do principal evento  da Europa, ou seja, as inscrições acabaram em segundos. Entrei em contato com a organização, contei toda a história que sempre participo e palestro em WordCamps, ajudei na organização do WordCamp São Paulo por 3 anos e gostaria muito participar. A resposta foi melhor que esperava fui convidado para participar como voluntário.

Prédio do WordCamp Europa 2016
Prédio do WordCamp Europa 2016

Agora é só aguardar e fazer as malas, já foram passadas as primeiras instruções e precisamos chegar um dia antes para alinhar as informações. Isso não é nada diferente que fazemos no Brasil, a única diferença é a quantidade de participantes de diferentes países.

O WordCamp Europa serão 3 dias de muito conhecimento com palestras divididas nos seguintes temas comunidade, desenvolvimento, negócios, design e conteúdo. Nos dias 24 e 25 serão o dia dedicado a palestras no dia 26 é o contributor Day, um dia reservado para contribuição com a plataforma.

Agenda Completa aqui: https://2016.europe.wordcamp.org/schedule/

Quer acompanhar o evento? Ainda restam vagas para assistir o LiveStreaming:

https://2016.europe.wordcamp.org/tickets/

Postarei coisas no meu twitter(@fellyph) e snapchat(fellyphc) no dia do evento só acompanhar lá.

Conteúdo relacionado


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *