Pós Wordcamp São Paulo 2012

8:30 da manhã estava na puc, procurando o pessoal da organização do evento. Pessoas que nunca tinha visto na vida me apresentei aos organizadores “Olá meu nome é Fellyph” olharam pra mim e perguntaram “ah você quer ajudar?”. Perguntei como poderia ajudar, Guilherme olhou pra mim que é esse cara e respondeu você pode ajudar a separar as camisas. Falar a verdade não sei o nome de todo mundo.

Comecei a separar as camisas e batendo o papo com o pessoal falei que meu nome era Fellyph com dois ll, um y e um ph, logo lembraram do meu nome na lista da organização. Longe de ser uma peça que ajudou efetivamente na organização, mas em alguns momentos acompanhava a discussão e dava algumas opiniões sobre alguns casos. Mas foi legal ver o corre do pessoal e ver a dificuldade que é organizar alguns eventos. Ajudei em outros eventos como iSeminar(apenas na divulgação e planejamento), mas nunca tinha visto a dor de cabeça de arrumar um local para o evento correr atrás de patrocinador entre outras coisas que realmente isso é osso.

Depois das 9:00 fiquei no credenciamento, distribuindo camisas e passando algumas informações para os participantes. Entre conhecidos e desconhecidos cumprimentava cada um e via em alguns a ansiedade de cada um em começar o evento. Alguns palestrantes e participantes chegavam com suas malas, vindo de longe Minas Gerais , Goiás, Ceará, Rio de Janeiro e Rio Grande. Esse foram os estados que identifiquei. Uma responsabilidade muito grande em atender as expectativas de quem vinha de tão longe.

As 9:30 começou o evento ainda estava no meio do credenciamento, não tive a oportunidade de acompanhar. Depois que diminuiu o fluxo no credenciamento fui dar uma olhada no coffee e que senhor coffee, fornecido pela UOL(Agradecendo aqui o apoio ao evento). No meio do coffee encontro amigos e ex-alunos(também amigos) sempre bom reencontrar a galera, principalmente ver a evolução dos alunos depois que saíram do curso os caminhos que tomaram.

Coffee fornecido pela UOL

Mas qual é o porque desse pequeno relato, falei um pouco da minha mini contribuição do evento. Por que é sempre bom contribuir e apoiar eventos com esse objetivo, sem objetivo financeiro apenas apoiar e fortalecer a comunidade WordPress. Se você tem uma ideia de criar um wordcamp em sua região corra atrás porque vale super a pena desenvolver eventos desse porte.

Por volta das 11:20 começou a palestra Matías Ventura, tive a oportunidade de acompanhar rapidamente. Depois teve uma pausa para o almoço foi a hora de trocar os cartões(vergonha eu não tenho cartão de visita).

Resultado do almoço

No inicio da segunda parte do evento rolou o light talks pra mim foi um dos melhores momentos, palestras rápidas com boas informações. Duas dicas muito boas foram os plugins desenvolvidos pela galera um é o get post image : http://vinicius.soylocoporti.org.br/get-post-image-wordpress-plugin/ desenvolvido pelo Vinicius, a funcionalidade básica dele é a seguinte ele associa tamanho de imagens a tipo de posts, ajudando bastante a diminuir a quantidade de imagens, quando você criar tamanhos personalizados. Outro plugin interessante é o Mapa de vista plugin desenvolvido pela equipe do hacklab http://mapasdevista.hacklab.com.br/ a funcionalidade básica desse plugin é associar um post a uma geolocalização em um map. Esses dois plugins podem gerar conteúdo para um post

Depois do lightalks fui acompanhar a palestra do Felipe Coelho falou um pouco sobre o processo de desenvolvimento de temas para WordPress, teve dois pontos que para mim foi interessante. Por sempre desenvolver temas comerciais para empresa nunca fui atento a dois pontos. A questão da localização ou internacionalização do seu tema, ou seja, deixa o tema com suporte para outros idiomas exemplo o tweenty eleven usa esse recurso e o outro ponto fazer a validação do tema. Os links a seguir foram mencionados pelo Felipe sobre validação e teste de temas:

http://codex.wordpress.org/Theme_Unit_Test
http://wordpress.org/extend/plugins/theme-check/

Ás 15:15 acompanhei a palestra do Diogenes sobre alta performance com wordpress, não sou um cara especialista em infra mas curti bastante a palestra. Por fim rolou a palestra sobre Malware e Segurança em WordPress com Bruno Borges, passou várias dicas de segurança tipos de ataques, chamou a atenção para uma questão no caso hoje em dia até o nosso Smartphone está vulnerável a ataques. Um dos links que ele compartilhou foi teste de segurança para sites wordpress : http://sitecheck.sucuri.net

Antes de publicar o post saiu o link palestra do Bruno Borges : http://blog.sucuri.net/2012/08/wordpress-security-presentation-in-portuguese.html

Infelizmente devido a correria acompanhei muito pouco as palestras mas posso falar do pouco que vi curti bastante. Fiz poucos comentários sobre as palestras confesso que estou aguardando os vídeos para acompanhar com mais calma.

Aviso quem participou do evento em breve será enviado um e-mail com o link para gerar o certificado de participação.

Finalizo aqui meu depoimento e gostaria de parabenizar os organizadores pelo evento estão de parabéns.

2 respostas para “Pós Wordcamp São Paulo 2012”

  1. Eai Fellyph, foi um prazer te conhecer cara! Que bom que gostou da correria e a sua ajuda lá no cadastramento foi essencial! Ahh e não se estressa com esta de cartões, eu esqueci completamente de mandar imprimir, e no final da palestra veio um monte de gente pedir cartão. Mas como eu falei, vou pelo filtro do Universo, quem realmente estiver afim de me contatar vai me achar. É uma boa métrica para ver o interesse real no trabalho da gente.

    Abração meu velho, nos falamos no twitter! 😉

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.