Parse Developer Day Conference 2013

fotos-parse-developer-day-2

No dia 05 de setembro, em São Francisco California aconteceu o Parse Developer Day Conference. Dois membros dos Dev groups BlackBerry, estiveram presentes: eu(Fellyph Cintra) representando o Dev Group de São Paulo e Daniel Lucas representando o Dev Group de Natal e conferiram de perto as novidades de plataforma de cloud recentemente adquirida pelo Facebook.

Para quem ainda não conhece o Parse, é uma plataforma de aplicações para cloud com ela é possível criar aplicações, Javascript, IOS, Android, Windows phone e Desktop. Segue o padrão de muitos serviços de cloud: “Foca na experiência do usuário e deixa conosco toda a parte de notificação, infra estrutura e servidores”. Os diferenciais ficam na integração social, unificação do back-end para suas aplicações, fácil administração do server e o SDK para Unity.

fotos-parse-developer-day-4

Foi o primeiro evento da plataforma e posso dizer que foi um grandioso evento. A plataforma com o gás do facebook mostrou pra que veio. A abertura do evento contou com a presença surpresa de Mark Zukemberg. Falou brevemente sobre os planos da plataforma, logo após foi a vez do CO-Founder do Parse Ilya Sukhar dar uma introdução sobre sua tecnologia.

fotos-parse-developer-day-7

A manhã continuou com as palestras dos outros dois CO-founders, James Yu e Kevin Lacker. James falou sobre a diversidade do Parse e as suas diferentes formas de aplicação. Em seguida Kevin falou um pouco sobre os padrões de programação e como muitas vezes os programadores são atraídos por facilidades fornecidas por frameworks, pensando nisso antes de lançar a Plataforma, pensaram uma linguagem intuitiva, boa documentação e boas referências.

fotos-parse-developer-day-5

Um dos exemplos apresentados por Kevin Lacker, mostra a padronização dos SDK’s do Parse:

fotos-parse-developer-day-6

Fechando a primeira parte do evento Douglas Purdy PM Director do facebook, coordenou uma mesa redonda com integrante de novas empresas da região.

fotos-parse-developer-day-12

Após o break do almoço, o evento contou com três trilhas, infelizmente não deu para se dividir em dois e acompanhar as 3 trilhas.

Após o break eu conferi, Getting Started with Parse com Héctor Ramos, como explica o título da palestra deu uma introdução sobre o Parse na palestra deu um exemplo semelhante a esse tutorial : https://parse.com/tutorials/todo-app-with-javascript.

Em seguida “All About Push” com Thomas Bouldin, outra palestra com destaque foi a “Creating Games with the Parse JS SDK” com Mattieu Gamache-Asselin, ele mostrou algumas implementações básicas, como manutenção de usuários administração de scores e integração com redes sociais isso tudo rodando na “Nuvem”. No final da palestra ele mostrou um game como modelo o Any Yolk o código do game está hospedado no git : https://github.com/parseplatform/anyyolk/

fotos-parse-developer-day-8

fotos-parse-developer-day-9

Finalizando o dia foi a vez da Christine Yen com a palestra “Drill Down into Parse Analytics” com Christine Yen. Ela mostrou como avaliar os dados do analytics e otimizar sua aplicação.

fotos-parse-developer-day-10

O evento foi fantástico é uma tecnologia que promete e vai entrar na briga com um mercado já dominado pela Amazon, uma das apostas é a simplicidade de entrega do serviço e uma boa documentação. Chegamos a perguntar sobre os SDK’s para BlackBerry eles comentaram que ainda não tem previsão, mas que aceitam colaboradores para o projeto, quem se habilita a contribuir?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *