Conferência web.br 2103 – Dia 01

Nos dias 18 e 19 de novembro de 2013 aconteceu em São Paulo a Web.br 2013, 5º edição conferência organizada pela W3C Brasil, o evento reuniu os principais nomes do desenvolvimento Web no Brasil. O evento aguardados por muitos, no ano passado tive a oportunidade de participar como ouvinte, com 4 trilhas durante os dois dias, cada seção com nomes bem peculiares, header, section, canvas e input. No início de cada dia, contava com um keynote principal. No primeiro dia contou com Fernanda Weiden(Facebook), falando sobre:A evolução dos sistemas de informática e Web no Brasil.

Após o Keynote principal tive a oportunidade de representar a BlackBerry com a palestra Criando aplicações de alta performance em HTML5 . A palestra foi baseada na apresentação do Demian Borba no Brazil JS, onde falei sobre o trabalho que a BlackBerry vem fazendo junto aos Tech Centers, projeto que faço parte e listei 20 dicas sobre performance para aplicações em HTML5.

Palestra de Fellyph Cintra - Foto: Peu Robles/W3C Brasil
Palestra de Fellyph Cintra – Foto: Peu Robles/W3C Brasil

Após a minha palestra foi a vez da Talita Pagani entrar no palco canvas, com a palestra sobre Jogos com HTML5, foi uma palestra esclarecedora para quem deseja entrar no mercado de games e utilizar HTML5 como ferramenta, falou um pouco sobre o cenário atual do mercado, sobre suas experiências no dia-a-dia de como é trabalhar com HTML5 para jogos, listou as novas features que se encaixam como uma luva no desenvolvimento de jogos e alguns frameworks que ajudam bastante no desenvolvimento de jogos.

Os slides da apresentação da Talita você confere aqui:

A primeira palestra que tive oportunidade do conferir após o almoço foi com Bruno Azevedo, com o tema Responsivo na prática. O palestrante trabalhou um bom tempo no terra, hoje encara o desafio de empreender a frente da empresa Marimbondo. A palestra teve o foco na web responsiva, o tema é coisa séria não é simplesmente moda. “Entregar a melhor experiência possível ao teu usuário, independente do seu dispositivo” essa foi uma citação que resume o nosso cenário atual. Com o terreno preparado o Bruno entrou na parte técnica da coisa e os slides da apresentação você pode conferir aqui:

 

Talita Pagani falando sobre jogos em HTML5 - foto de Peu Robles/W3C Brasil
Talita Pagani falando sobre jogos em HTML5 – Foto: Peu Robles/W3C Brasil

A segunda palestra da tarde foi com Diego Eis e Deivid Marques falaram sobre WAI-ARIA.

A palestra começou com uma introdução sobre as novas tags do HTML5 e seu significado semântico, tema até abordado na palestra do Diego Eis no webbr 2012, mas é sempre bom relembrar. Após a introdução sobre semântica foi a vez de abordar o tema principal WAI-ARIA, segundo um resumo da palestra do Diego:

“A WAI-ARIA serve para estender o significado das interações do seu site. Quando as tags do HTML5 vieram, elas já começaram um trabalho importante de dar significado às estruturas do layout. Você consegue marcar agora o que é um menu de navegação, uma sidebar, um header, um footer etc. Esse trabalho é muito importante por que ajuda a definir a importância dos elementos que cada elemento contém.”

Isso estamos em uma época de muita interação online e como adaptar isso para os usuários que necessitam de acessibilidade? O Diego levantou alguns tópicos sobre o assunto algumas features e em seguida o Deivid mostrou a parte prática como implementar e como testar. Durante a palestra um deficiente visual comentou sobre a qualidade dos leitores de tela disponíveis no mercado, e falou um pouco sobre a experiência de acessar conteúdo na web hoje.

Após a palestra Diego rolou um coffee break momento para encontrar alguns amigos. Depois de recarregar as baterias com o coffee foi a vez da dobradinha da galera do loop infinito Caio Gondim e Almir Filho. Primeiro a se apresentar foi o Caio Gondim com a palestra com HTML5 Sensitivo: Seu browser no plano astral. As duas palestras foram temas em outros front ins esse ano, mas particularmente ainda não tinha visto as duas palestras, o loop infinito sempre levam apresentações bem acabas, com o assuntos bem amarrado e experimentos que deixa a galera impressionada. A palestra abordou o uso dos sensores do seu browser e como criar uma nova experiência do usuário, ou seja, não tenho muito o que comentar é ver para crer.

 

A última palestra que conferir no primeiro dia foi com Almir Filho, Com a palestra CSS Layout: ontem, o hoje e o depois.. A apresentação mostrou toda a história de como os layout eram montados, o processo de “destabelização” da web para uma pseudo “tabelização” com div’s fatiando o layout em forma de tabelas. E os novos recursos do CSS3 e o futuro do CSS3. Os novos recurso otimizam bastante a programação da amostragem do conteúdo na tela. Como dividir a informações em colunas ou porcentagens, de uma forma inteligente. Muito recurso bom já está implementado e muita coisa boa estar por vir. A palestra focou bastante nas features do CSS3 mostrando planejar e aplicar esses novos recursos, a palestra do Almir filho você confere aqui:

 

CSS Layout: o ontem, o hoje e o depois com Almir Filho - Foto: Luíza Troina / W3C Brasil
CSS Layout: o ontem, o hoje e o depois com Almir Filho – Foto: Luíza Troina / W3C Brasil

Muita gente veio de longe conferir o evento, exemplo, Qaiq Alves estudante da UFMG deu o seguinte depoimento:

“A organização do evento está realmente de parabéns pois conseguiram fazer com houvessem diversas dúvidas sobre qual palestra assistir. Com tanto conteúdo de qualidade e palestrantes daquele gabarito não tinha como ser diferente. Foi fantástico!“

Qaid Alves estudante da UFMG veio de BH conferir o evento
Qaid Alves estudante da UFMG veio de BH conferir o evento

O primeiro dia foi bem intenso todas as palestras foram de alto nível, a W3C criou uma grade perfeita, queria muito ter acompanhado todas as palestras. Espero que role alguma gravação para ver as demais apresentações.

fotos do evento você confere aqui: http://www.flickr.com/photos/nicbr/sets/72157637797171915/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *