Blog fellyph cintra - IMG 20160315 173446193

Why Dublin?

No ano passado decidi dar um tempo em São Paulo, queria um lugar para incrementar o inglês e ter uma experiência diferente. Pesquisei bastante com a minha esposa vimos vários “vlogs” sobre pessoas que moram em outros países, Canadá, EUA, Austrália e Dublin.

Canadá possuía os pontos positivos em qualidade do ensino, facilidade de uma possível cidadania, falaram muito bem do povo canadense, possuem ótimas cidades para morar. Os contras eram o clima sempre frio, as dificuldades de trabalhar durante os estudos (você pode trabalhar 20 horas em categorias específicas), tempo para tirar o visto de estudante, valor que você precisa levar para garantir a sua estadia. Em Dublin, por exemplo, você precisa de 3.000 euros para tirar o visto de estudante por 8 meses, no Canadá o mesmo período preciso comprovar 6.700 dólar canadense, na época que pesquisamos o dólar canadense operava acima de 3 reais. Então hoje isso seria Canadá: (6.700 * 2.8 = R$ 18.760) e Dublin(3.000 * 4.07 = R$ 12.210).

EUA ficou em terceiro, mas a sairia muito caro passar 8 meses sem trabalhar. O custo de vida seria mais alto que nas duas primeiras opções e existem muitas barreiras para se conseguir um trabalho lá. Não é impossível conseguir algo legalmente, mas exigiria um esforço maior.

Austrália tem ótimo clima, facilidade de arrumar trabalho, todos amigos que foram para lá tem o seu emprego e estão superfelizes. O contra é a super distância entre o Brasil.

Então depois de alguns meses recolhendo informações, fazendo conta com o nosso orçamento a decisão foi morar em Dublin. Nunca vou esquecer a pergunta que o meu antigo gestor do elo7 fez:

Você vai passar 8 meses num lugar que nunca foi?

Depois de muita pesquisa estava seguro com a decisão mesmo nunca indo na cidade antes.

Why Dublin?

Inverno em Dublin pode ser rigoroso
Inverno em Dublin pode ser rigoroso

Pontos negativos

Primeiro vamos começar inicialmente pelos contras, clima: chove praticamente metade do ano (um sinal disso foi minha professora comemorando que fazem 11 dias que não chove. Isso mesmo, 11 dias). Inverno fica entre -3º e 3º e no verão fica na casa dos 15º-19º. Claro que inverno possuem dias que ficam abaixo dos -3º e verão tendo dias que ficam acima dos 19º, por exemplo, agora é começo da primavera na Irlanda a temperatura fica entre 6º e 11º(já estou me acostumando).

Além do clima, as pessoas reclamavam muito sobre a qualidade do ensino, pois antes de 2014 estudar inglês na Irlanda era uma máquina de visto: cada esquina tinha uma escola e com o visto de estudante, na época, você poderia trabalhar 40 horas por semana, uma jornada de trabalho normal. Muitos alunos se matriculavam para ter apenas o visto. Para as escolas mal intencionadas, isso era ótimo, pois ganhavam pra não dar aula para mais da metade dos alunos.

O governo “caiu em cima” mudou a regra para o visto de estudante, agora só é possível trabalhar 20 horas por semana a fiscalização está mais intensa sobre o desempenho dos alunos. Na parte das escolas muitas foram fechadas, foram criadas regras para as escolas melhorarem a qualidade do ensino e dado um prazo para elas se adequarem.

Várias que não atingiram um padrão de qualidade aceitável sendo fechadas isso deu dor de cabeça em muita gente que estava a estudar aqui no dia seguinte você descobre que a sua escola foi fechada, conheço gente que passou por isso, mas o governo realocou essa galera.

Brasileiros em Dublin

Outro tema bastante comentado é a presença de brasileiros na cidade e a resposta é SIM, tem muito brasileiro andando pelo centro da cidade e é quase impossível andar uma quadra sem escutar alguém falando português.

A sua grande maioria se concentra próximo às escolas, na região central da cidade, aumentando ainda mais a sensação da cidade ser tomadas por brasileiros, mas se você morar em Dublin em regiões periféricas mal irá escutar português.

Em 2015 a Irlanda recebeu 96 mil estudantes sendo 16% deles brasileiros. É o país número um em vistos de estudantes na Irlanda, ou seja, mais de 15 mil brasileiros desembarcam por ano na Irlanda. Mas Fellyph porque reclamar disso? Você vem estudar inglês, você precisa ter uma vivência no idioma!

Sotaque Irlandês

Por último, o sotaque irlandês os primeiros dias você cruza com algumas pessoas que tem que forçar a entender o que elas falam, mas é igual a qualquer lugar do mundo, por exemplo, no Brasil tem gente que você pergunta se ela realmente fala português. Mas uma coisa que notei na minha escola foi que os professores têm sotaque quase zero. Conversando com outros colegas, eles também não sofrem, penso que eles treinam para tirar vícios locais. O verdadeiro problema é na rua, mas não é uma regra geral, pois 80% entendo bem. O vídeo abaixo é de um grupo local que brinca com o sotaque da região:

Pontos Positivos

Falaremos do lado bom da coisa, primeiro você está na Europa: o velho mundo é fantástico, a riqueza da cultura foi um fator de desempate com outras cidades, além da segurança e arquitetura local. E o melhor de tudo que viajar dentro da Europa é muito fácil, pois existem várias companhias de baixo custo. Na primeira semana comprei uma passagem para Londres (vou para o WordCamp London) por menos de 40 euros. Promoções como essa são fáceis de achar.

Morar em Dublin pode ser uma experiência incrível
Morar em Dublin pode ser uma experiência incrível

Custos

Segundo, o custo foi quase 40% menor que se fosse para o Canadá, por exemplo. Terceiro a facilidade do visto: ele é feito depois que você chega na Irlanda e você só precisa de uma carta da escola, seguro saúde do período que você vai ficar, 3.000 euros – esse dinheiro você irá gastar para sobreviver aqui, ele é seu.

O governo só precisa saber se você não veio na louca – (o ideal é trazer mais que esse valor), uma comprovação da sua passagem de volta. Quarto ponto positivo é o sistema de transporte público que é muito bom, mas dependendo da região que você more da para fazer tudo andando. Se comparado a São Paulo, a cidade é bem pequena, possui 500 mil habitantes.

Silicon Docks

E por último, um fator bem particular para mim, é que em Dublin existe o Silicon Docks uma região que abriga várias empresas de tecnologia como Amazon, Google, Facebook, LinkedIn, AirBnb, Etsy, Gilt, Zynga entre outras empresas. Isso cria um ecossistema bem dinâmico para que é da área.

Só em ter a possibilidade de estar em contato com essas empresas, participando de eventos com várias experiências de empresas desse porte, é algo bem válido. Abaixo uma imagem de algumas empresas e institutos de tecnologia que estão em Dublin.

Empresas internacionais aportadas em Dublin
Empresas internacionais aportadas em Dublin

Esses foram os principais motivos que me levaram a escolher Dublin. São pontos bem pessoais. Isso não é uma regra que não se aplica a todo mundo. Já se passaram duas semanas aqui estou curtindo bastante a cidade, até agora valeu a pena toda pesquisa pré encaixou-se perfeitamente no que estou vivendo.

Para ajudar quem está pensando em ir para Irlanda eu vou selecionar algumas perguntas frequentes:

Como um brasileiro pode morar na Irlanda?

Brasileiro que quer morar na Irlanda terá 3 opções, conseguir um visto de estudando, pode ser um curso de inglês, graduação ou mestrado. Visto de trabalho para isso consulte a lista de critical skill para ver se a sua área é elegível, outra opção tirando uma cidadania europeia.

Quanto precisa para morar em Dublin?

Este número é bem relativo, mas o valor mínimo para conseguir o visto de estudante é provar que você tem 7 mil euros para se manter durante 8 meses. Mas lembrando que o processo de visto pode durar mais de um mês e você precisa ter esse montante no dia da entrevista para o visto então o ideal é ter um pouco mais para não passar sufoco.

O que preciso para morar em Dublin?

Para morar em Dublin, você precisa de um visto de residência ele pode ser disponibilizar por um visto de trabalho, estudo ou cidadania Europeia.

É bom morar em Dublin?

Dublin tem as suas vantagens e problemas, se o frio e a distância da sua família não é um problema para você Dublin pode ser uma boa opção, outro ponto que você deve levar em consideração é qual o tipo de visto você irá ter. Com um bom trabalho Dublin pode ser uma experiência totalmente diferente.

Quanto custa um intercâmbio de trabalho na Irlanda?

Um intercâmbio irá depender da cotação do euro moeda local da Irlanda, mas um intercâmbio pode custar de 40 a 60 mil reais. Pesquise bem antes de contratar uma agência, pois muitos estudantes passam por problemas de falta de suporte de agências baratas.

Quais os principais sites de emprego na Irlanda?

Os principais sites de oferta de emprego são jobs.ie, indeed.ie e linkedIn esses portais irão variar de acordo com a oportunidade que você procura, para trabalho part-time jobs.ie e indeed.ie são os mais indicados para empregos de tecnologia LinkedIn é a melhor opção

Quais são os principais destinos para intercâmbio na Irlanda?

As principais cidades da Irlanda são Dublin, Galway, Cork e Limerick. O custo de vida irá variar entre essas cidades e a oferta de emprego. Dublin a capital concentra a maioria das empresas, já Galway possui um polo universitário conhecido internacionalmente.

Como obter visto para estudar na Irlanda?

Você precisa ter uma carta da escola ou universidade, uma conta bancária na Irlanda para provar os 7 mil euros que possui para se manter na Irlanda durante os seus estudos. Estudar mais de 15 horas semanais, passagem de volta e seguro saúde, para mais informações confira o site de imigração Irlandês.

Onde morar em Dublin?

Uma das perguntas mais populares, o local onde você irá morar vai definir boa, parte da sua experiência na Irlanda, as regiões centrais como falei concentram a maioria dos brasileiros, além de reduzir o seu custo com transporte. Uma vantagem de morar mais afastado do centro é a change maior de morar numa casa ou ter um vizinhaça mais irlandesa a sua desvantagem será o custo com transporte público.

Site da imigração irlandesa com as informações sobre o visto de estudante.

Mais conteúdo relacionado

Publicado

em

,

por

Comentários

2 respostas para “Why Dublin?”

  1. Avatar de webarte78

    opa fellyph tudo bom , estou querendo fazer um intercambio , e dublin é um possivel local voce acredita em valores de reais, seja necessário uns 30 k ?

    1. Avatar de Fellyph

      Depende de como vc vai viver aqui e a escola, exemplo minha prioridade era uma escola de qualidade e bom custo benefício, paguei 14k na escola 26 semanas com seguro e duas semanas de acomodação , a passagem foi 2.5k. Mais 19k( 4.5 mil euros). Deu quase esse valor, nas tem escolas com um custo menor, por exemplo, 8k por 6 meses com seguro e acomodação de uma semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *