10 dicas importantes para um programador

Sempre conversando com outros programadores,  sai aquela historia daquele projeto sem fim, ou daquele projeto que você passou dias virando noite na agência ou na própria casa, por isso que nesse post irei lista 10 dicas importantes para um programador. Experiências más fazem parte do crescimento profissional.

Devemos sempre aprender com os erros e não os repetir.

Nesse post listarei 10 dicas para você que é programador freelancer ou para quem tem uma agência:

1 – Definir escopo

Sempre que começar um projeto defina onde o projeto inicia e onde o projeto termina. Quais são suas obrigações no projeto e o que não é sua obrigação. Projeto sem escopo é certeza de dor de cabeça para o desenvolvedor e o cliente. No final do projeto vão aparecer features absurdas que o cliente pensa que deve ter e que você precisa fazer sem cobrar nada porque ele pagou para você resolver todos os problemas da vida dele.  Da parte do cliente dor de cabeça em pensar ir receber uma coisa e desde o início do projeto aquilo não estava claro.

2 – Inicie o projeto com o material completo

Algo muito importante nunca inicie um projeto sem o material, tipo aquela historia de “vai programando aí que depois tive que mandar o material”. Essa é umas das histórias mais comuns de acontecer alguma merda, você programa uma galeria simples para uma quantidade pequena de imagens e recebe o material vários PDF com 100 páginas cada e isso geralmente aos 45 do segundo tempo.

Nessa hora se o projeto não for ao ar  a culpa cairá sobre você. Para o cliente é sempre bom informar o tipo do material, especificações, quantidade e passar um cronograma atrelado ao prazo de entrega do material.

3 – Saiba dizer não

Isso é umas das dicas mais difíceis para um programador. Claro não quer dizer que você vai dar uma de bracinho, mas dizer “não” no sentido de até onde você consegue resolver um problema do seu cliente, saber quais são as suas limitações como profissional.

Que tecnologia não usar, dizer não a prazos suicidas ou alterações fora do escopo no meio do projeto. Sendo claro com o seu cliente mais para frente evita problemas e até encontra caminhos melhores para o projeto.

4 – Encontrar limitações previamente

Sempre que iniciar um projeto com uma determinada tecnologia, qual o ambiente que ele vai rodar, faça testes, pesquise sobre ela e converse com outros programadores. Tente reunir o máximo de informação sobre o tipo de projeto que vai iniciar. Encontrar barreiras previamente é menos doloroso do que um projeto que está 80% concluído ou mais.

5 – Sempre converse com o seu cliente

Não tenha medo de ser chato, passe sempre o andamento procure saber sobre o ambiente onde o projeto será aplicado, tente entender o seu problema. Isso é um processo de antes, durante e depois. Isso ajuda bastante a evitar problemas. Parece bizarro, mas acontece com muita frequência imagine você desenvolver um site todo em php e no final do projeto o cliente falar que a hospedagem é Windows. Sim de conversa isso é um problema de conversa a maioria dos clientes não sabe a diferença entre hospedagem linux e Windows, então junto como o documento de escopo, especificações de conteúdo, passe as especificações do ambiente para o projeto rodar previamente(hospedagem, navegador, plugin, sistema operacional…).

6 – Monte um cronograma prevendo problemas

Problemas sempre acontece por mais que tenha passado horas prevendo inúmeras situações. O seu gato vomita no seu computador, a vizinha esquece uma vela acesa e quase põe fogo no prédio, a sua irmã ficou doente e deixou o seu sobrinho para você cuidar. Esses problemas acreditam que não são previstos no projeto então sempre deixe uma sobra, para caso aconteça.

7 –  Dinheiro é bom, mas você só é um

Nem sempre dá para pegar todos os empregos que aparecem para você. Monte um cronograma geral de todos os projetos isso ajuda prever quando pode encaixar novos projetos. Adicione também a esse cronograma o “projeto a sua vida”, você precisa ter tempo de fazer as suas coisas, andar com o cachorro, observar a namorada, jogar um FIFA. Separe bem essas coisas e você vai ver que será mais produtivo.

8 – Não existe projeto “simplesinho”

Se programar fosse simples eu mandava o meu cachorro fazer.

9 – Cobre o que você acha justo

Acredite ajeitar preço, dar 50% de desconto ou até fazer o job de graça como “quebra galho de brother”. Você vai ter a mesma dor de cabeça o cliente não vai aliviar para você porque você cobrou mais barato, ele está lhe pagando para ter o job, quanto ele pagou não interessa. Então sempre cobre o que acha justo, mas para frente quando estiver a quebrar a cabeça para desenvolver o projeto, vai ter a motivação de que está a receber bem para fazer aquilo.

10 – Tenha certeza de que você está na profissão certa

Parece estranho, mas se você está na profissão certa você sempre vai ter prazer no que faz. Ficar até de madruga pesquisando coisas novas vendo referência ou caçando a solução daquele bug. Virar noite resolvendo bronca, mas esquecer de toda a dor de cabeça quando o projeto for ao ar.

Caso contrario  se isso to irrita-te você está a fazer errado, você precisa gostar que faz, porque você vai evoluir e será mais cobrado e ficará mais irritado pela cobrança ou fugirá dessa evolução. Com o tempo esses problemas vão consumir você e quer pular fora e começar outra profissão do zero vai ser “foda”, mas se isso for bom para você siga em frente.

Mais conteúdo relacionado


Publicado

em

por

Comentários

2 respostas para “10 dicas importantes para um programador”

  1. Avatar de Paulo Rodrigues
    Paulo Rodrigues

    Muito útil essas dicas Fellyph. Abraço cara!

  2. Avatar de Jonas da Costa
    Jonas da Costa

    Dicas interessantes, pretendo entrar no mundo freelance e estou precisando de um norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *