Primeiras impressões sobre Cascades

Tive a oportunidade de conferir o treinamento de Cascades com Rodrigo Peixoto na Universidade Católica de Pernambuco encontro organizado pelo Group Dev de Recife no dia 30 de novembro. Além de ter a oportunidade de conhecer um grupo de outro estado foi o meu primeiro contato com Cascades e fiquei bastante impressionado com o framework que é extremamente fácil e com sua agilidade de desenvolvimento.

O treinamento abordou pontos importantes da plataforma e mostrou alguns exemplos práticos, foi um ótimo “start” que tive com a Cascades. A linguagem utilizada é QML ela é baseada em JavaScript e que parece bastante com um json. Para quem desenvolve em ActionScript, JavaScript, Java ou C++ vai se sentir em casa. Outro ponto importante que junto com o SDK do BlackBerry 10 vem a IDE Momentics baseada no Eclipse, uma das mais populares do mercado.

Após o curso, fiquei super empolgado com o treinamento e a primeira coisa que eu fiz quando cheguei em casa foi deixar tudo redondo para fazer meus primeiros aplicativos. Se você que ainda não baixou o SDK do BlackBerry 10, pode obter todas as informações para desenvolver seu primeiro aplicativo no portal de desenvolvedores da BlackBerry. Além de ter informações sobre Cascades, lá você tem tudo para criar apps em HTML5, C++ Nativo, AIR e Java.

Mas se você pretende iniciar desenvolvimento mobile hoje, eu indico Cascades. Por conta da sua facilidade e desempenho. A documentação detalhada, toda a sua api, seção de downloads e exemplos, você vai encontrar no eguinte link: https://developer.blackberry.com/cascades/

Para começar a desenvolver e simular o resultado em sua máquina, você precisa de 3 passos básicos:

  1. Baixar o BlackBerry 10 Native SDK
  2. Instalar alguma VM(no site ele dá algumas sugestões)
  3. Instalar o Simulador

O BlackBerry 10 Native SDK e Simulador você pode baixar aqui. Meu sistema operacional é Mac OS e a sua instalação foi muito tranquila. Acredito que como a maioria eu também estou começando agora a desenvolver nessa plataforma. Espero contribuir e aprender bastante com todos da comunidade. Então comece já a desenvolver nessa fantástica plataforma e se surpreenda-se também.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.