cordova

A BlackBerry trabalhou pesado para essa grande novidade, o WebWorks 2.0, essa nova foi totalmente construída em cima do Apache Cordova. Que vem cheia da novidades

Apache Cordova

Resumindo essa grande novidade o WebWorks agora é uma distribuição do Cordova com uma série de adaptações com foco na melhoria da experiência dos desenvolvedores. WebWorks automaticamente inclui todas as APIs do Apache Cordova, bem como as funcionalidades já existentes no WebWorks(que já foram implementadas como plugin do Cordova e estão disponíveis aqui). Claro que isso também já foi incluído com a nova interface de linha de comando baseada no “Cordova command line” mas com algumas melhorias do BlackBerry 10.

O novo WebWorks SDK

Com essa nova versão do SDK, contém o novo instalador e uma nova ferramenta gráfica, este recurso irá reduzir bastante o tempo de desenvolvimento. A ferramenta gráfica foi desenvolvida pelo Tech Center da UFAL.

Captura de Tela 2013-11-28 às 14.33.29

A nova ferramenta ajuda na administração dos seus projetos, setando informações básicas no seu config.xml, além de uma ferramenta de build/sign/deploy de sua aplicação para o device ou simulador. Este é o primeiro passo para um novo patamar em ferramentas de desenvolvimento para WebWorks.

Compatibilidade

Aplicações em WebWorks antigas e as que utilizam a nova versão SDK irão funcionar em todas as versões do BlackBerry 10. Isto permite uma flexibilidade para o desenvolvedor migrar quando quiser para o novo SDK 2.0. Vale lembrar que o novo SDK baseado no Apache Cordova será o foco para o novos devices da BlackBerry.

Uma das vantagens de se trabalhar com o Apache Cordova que ela permite uma fácil adaptação de sua aplicação para outras plataformas, como Cordova prove múltiplas camadas em comum com outras plataformas desenvolver soluções multi plataformas será muito simples.

Além disso, muitas das top soluções enterprise do mercado, com IBM e SAP, estão adotando o Apache Cordova. Assim suas aplicações WebWorks tornarão muito mais acessíveis para essa plataforma.

Migração

Se você quer migrar suas aplicações neste momento, você pode conferir a documentação aqui.

Documentação e Exemplos

A BlackBerry quer garantir que você tenha todas as ferramentas que você precisa para trabalhar com a mais nova versão do SDK, por isso já está disponível toda a documentação atualizada aqui, exemplos e API Reference(Incluindo conteúdo para APIs do núcleo Apache Cordova). O site do Developer BlackBerry foi bifurcado para garantir conteúdo para as duas versões.

Os exemplos do GitHub também foram atualizados e você confere aqui

Essa foi uma grande novidade para os desenvolvedores de aplicações em HTML5, isso abre novos horizontes para a plataforma e atrai cada vez mais novos desenvolvedores. Realmente foi um trabalho árduo que está apenas começando.

Mais posts sobre o assunto em breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *