Blog fellyph cintra - 19510617 10155374492343326 2381256837975252099 n

5 dicas para escolher um novo país para viver

No grupo do Front-end br começou discussão escolher um novo país para viver, lá contei um pouco sobre a minha mudança para fora do Brasil. Para quem não me acompanha morei durante 5 anos em Dublin desde 2016. Posso falar que foi uma experiência incrível ter a oportunidade de conhecer uma nova cultura e evoluir como pessoa e profissional e indico para todo mundo.

Dia de sol nos canais de dublin
Dia de sol nos canais de dublin

Neste post vou dividir com vocês 5 pontos que visualizei antes e depois desse processo.

1 – Qual o objetivo dessa mudança?

Primeiramente, você precisa ser perguntar quais são seus objetivos a curto e a longo prazo. E listar esses objetivos e tentar entender se a mudança realmente solucionará essas questões. Muitas vezes os objetivos de podem ser respondido no país em que você mora. No meu caso a curto prazo queria melhorar o meu inglês que na época era intermediário, isso era um ponto que me incomodava bastante, mas passado um ano morando fora descobri que esse é um quesito a longo prazo, pegar fluência num idioma que não é seu exige tempo e esforço.

Outro ponto dentro desse curto prazo seria tirar um tempo pra mim, depois de quase 10 anos trabalhando na área eu precisava de um break para repensar nos próximos anos.

Mesmo muito feliz com o elo7, a empresa que trabalhava antes de sair do Brasil foi no último ano eleita umas das melhores empresas para se trabalhar:

Eu sentia precisar de novos desafios, uma virada na carreira poderia ser um mindset para abrir novos horizontes, isso se encaixava na pergunta o que eu esperava a longo prazo, após anos trabalhando como funcionário eu queria algo que me motivasse a empreender ou criar um novo negócio. Conhecer outra cultura visualizar-me de uma forma diferente em outro ambiente poderia ser um mindset para achar um gatilho para esse projeto.

Ter um objetivo a longo prazo ajuda você traçar as suas metas durante a sua caminhada onde quase diariamente você irá se perguntar “o que eu estou fazendo aqui?”.

2 – Busque informações sobre o local

Parece óbvio, mas nem todo mundo tem o dinheiro de visitar todos os lugares antes de decidir morar, o que eu fiz, passei meses assistindo vídeos no YouTube de quem morava nos lugares que pretendia ir:  Australia, Canadá e Dublin. Fiquei atento nos perfis dos youtubers como idade e interesses parecidos com os meus, assim eu tinha informações mais relevantes com os meus objetivos.

Irlanda um bom país para viver apesar do clima
Irlanda um bom país para viver apesar do clima

Também buscava vídeos mais recentes para saber mais sobre país que iria viver, porque eles retratavam uma realidade mais próxima, pois 5 anos o panorama da cidade pode mudar bastante.

Procurei informações com amigos cada um da sua contribuição, as informações nesse caso eram bem validas diferente de um youtuber, eram amigos que entendia o seu perfil e as descrições dos lugares tinha um significado maior.

3 – Encontre uma cidade que se identifica com você ou não

A partir das informações que reuni do país para viver, eu tinha um perfil de casa cidade e Dublin era uma cidade que estava próximo que eu buscava. Qualidade de vida, um local com uma cultura muito rica, cidade com referência tecnológica, receptividade e integração. Eram os pontos que buscava numa cidade.

Pesquise bem antes de decidir o seu novo país para viver
Pesquise bem antes de decidir o seu novo país para viver

4 – A realidade vai diferente de tudo no final

Imaginar um lugar e viver nesse tal lugar existe um gap muito grande. Primeiro ponto reunir informações de outras pessoas não tras a sua realidade, cada pessoa enxerga o mundo de um jeito diferente e por mais informações que você irá reunir o seu momento será totalmente diferente.

Clima, momento da cidade, seu ciclo de amizades, seu  isso tudo é muito variável. A probabilidade são infinitas, é impossível de prever algo no final. Você pode ter algo próximo do planejado, mas  claro depois que você chegar no lugar será sua experiência.

5 – Planeje-se

Todo esse movimento durou dois anos, pois todo custo da viagem eu que banquei. Fiz todas as contas possíveis e todas as cidades pretendidas morar, fiz uma planilha comparando diferentes cidades e diferentes tipos de custos, aluguel, escola, transporte público.

Mesmo com todos os dados sobre o qual seria o melhor país para viver, muitos dos custos são imprevistos. O primeiro mês se gasta bastante você vai montar uma nova estrutura e um novo país para viver.

Outros valores que você esperava podem mudar em meses, por exemplo, o aluguel tinha a expectativa de gastar 700 euros num estúdio foi impossível achar algo nesse valor, quando tinha a concorrência era alta e as exigências eram uma lista infinita.

Em Dublin é uma luta achar um apartamento para você morar sozinho, depois de dois meses procurando algo, aceitei que tem que dividir um apartamento com outras pessoas, que também é algo que demanda tempo. Esse foi um dos imprevistos, para isso você precisa ter uma segurança financeira.

Um site bastante útil é numbeo ele ajuda a comparar o custo de vida nas principais cidades no mundo. Com ele podemos comparar o custo entre cidades.

Por fim: Toda mudança necessita coragem

O país para viver que você irá escolher pode ser diferente, mas o processo de pesquisa pode ser o mesmo, então fique atento a todos esses pontos. No meu blog eu compartilhei um pouco sobre essa experiência confira a página da categoria Dublin.

Mais conteúdo relacionado

Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *